Santo Antônio do Monte, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Santo Antônio do Monte, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Santo Antônio do Monte no centro oeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Santo Antônio do Monte é feito por asfalto de três formas. Pela BR 262 a partir do trevo de Bom Despacho seguindo pela MG 164 por 40 Km. Pela MG 050 seguindo pela MG 164 por mais 30 Km passando por Pedra do Indaiá. Pela MG 170 a partir do trevo de Lagoa da Prata seguindo pela MG 429 por mais 27 Km e está a 195 Km da capital Belo Horizonte.

Com a descoberta de jazidas de ouro em Pitangui, pelo português Lopo Barroso Pereira, surgiu a necessidade de abrir estradas para transportar provisões e despachar a produção.

A origem da cidade de Santo Antônio do Monte se deu pela chegada do sargento-mor Gabriel da Silva Pereira, escolhido para criar a paragem na trilha que levava a Pitangui onde seria aberta um dos ramais da Estrada Real para dar apoio as comitivas, tropeiros e transportadores.

O sargento Gabriel deu nome a paragem de Santo Antônio, seu santo de devoção e a ele também é atribuído a construção da capela erguida naquela região onde surgiu a cidade de Santo Antônio do Monte.

A primeira escritura lavrada que legalizava as terras da sesmaria do “Alto da Serra” de propriedade do sargento-mor Francisco Tavares Oliveira foi requerida em 1782 por seus herdeiros, mudando o nome da propriedade para Capela do Alto de Santo Antônio do Monte, doando parte das terras para o patrimônio da capela dedicada a Santo Antônio construída no início dos anos de 1700 pelo sargento Gabriel.

No entorno da capela outras famílias foram se instalando para prestar serviços as fazendas, montar comércio ou comprando partes de fazendas para atividades agrícolas se transformando no povoado do Alto de Santo Antônio do Monte.

Em 1847 o arraial se elevou a distrito de Pitangui com o nome de Santo Antônio do Monte e que iniciou sua tradição na fabricação de fogos de artifício no ano de 1858.

Em 16 de novembro de 1875 o distrito de Santo Antônio do Monte se desmembra de Pitangui para se elevar a categoria de município.

Hoje, outubro de 2024, o município de Santo Antônio do Monte conta com uma população de aproximadamente 29.000 habitantes, com um domínio territorial de 1.129,365Km², em altitude de 1052m, é banhado por rios e córregos que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Santo Antônio do Monte são: Moema, Bom Despacho, Araújos, Perdigão, Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Pedra do Indaiá, Formiga, Arcos, Japaraíba e Lagoa da Prata.

Na economia do município de Santo Antônio do Monte se destaca a indústria de fogos de artifício (pirotecnia), agropecuária e prestação de serviços.

Os pioneiros na fabricação de fogos de artificio em Santo Antônio do Monte, iniciado em 1859, foram os irmãos Joaquim Antônio da Silva e Luiz Mezêncio da Silva, produzindo de forma artesanal e transportando sua produção em carros de boi, passando aos descendentes a arte do ofício que emprega hoje em dia muita gente do município em mais de 60 indústrias, se destacando na arrecadação municipal e sendo reconhecido como o maior produtor mundial de fogos de artificio, depois da china.

O desempenho do município na pecuária também é bem significativo na produção de carne e leite de bovinos e granjas de aves e suínos.

Na agricultura se produz alho, cana-de-açúcar, mandioca, tomate, frutas entre outras culturas.

A cidade tem uma boa estrutura de hospedagem, bares e restaurantes para atender a todo tipo de gosto e exigência.

A região rural tem atrativos em seus rios e montes para praticantes de trilhas, esportes radicais, banhos em praias de água doce, cachoeiras e ótimos pesqueiros.

Os pontos mais visitados em Santo Antônio do Monte são: Praça Benedito Valadares, Praça Getúlio Vargas, Praça Monsenhor Otaviano, Colégio Amâncio Bernardes, Estação Cultura, Chalé Magalhães Pinto, Casarão Monsenhor Otaviano entre outros.

Os fogos de artifícios são tradicionais nas festas populares, exposições, feiras, eventos culturais, manifestações religiosas, com shows, barraquinhas de artesanato e quitutes que se somam aos motivos para você vir se divertir, morar ou investir em Santo Antônio do Monte.