Ribeirão Vermelho, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Ribeirão Vermelho, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Ribeirão Vermelho no Sudoeste de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Ribeirão Vermelho é feito pela BR 381 com mais 12 Km até o centro da cidade ou pela BR 265 com mais 7 Km até o centro. Ribeirão Vermelho fica a 223 Km da Capital Belo Horizonte.

Ana Custódia do Nascimento foi a primeira proprietária de terras na região onde hoje é o município de Ribeirão Vermelho.

Em 1880, a província de Minas, concedeu, a empresa de Dr. José Jorge da Silva o direito de explorar a navegação do rio Grande no trecho entre a barra do Ribeirão Vermelho (Lavras) e Cachoeira da Bocaina (Piumhi), com trajeto de 208 Km de extensão que seria feito por um barco a vapor, dois lanchões reboque e um saveiro.

Os serviços de navegação começaram em fevereiro de 1881 transportando passageiros, animais e mercadorias de toda a espécie e variedade.

O povoado começou a se formar em 1886, às margens do ribeirão Vermelho no encontro das águas com o rio Grande, com a chegada do comerciante Antônio Lúcio se estabelecendo no local onde se desenvolveu o povoado de Porto Alegre.

Em 1888 é inaugurada a Estação Ferroviária Rio Vermelho, um ramal da Cia Estrada de Ferro Oeste de Minas que ligava São João Del Rei a Oliveira dando vazão e seguimento de mercadorias e passageiros que chegavam e partiam do Porto Alegre (Lavras).

Com o fim da escravidão, construção da Ponte Metálica, “Rotunda”, oficinas, terras férteis e intensa movimentação de mercadorias e passageiros muitas famílias de imigrantes começaram a se fixar no povoado que depois da inauguração da estação ferroviária mudou o nome para Ribeirão Vermelho.

Rotunda é uma construção em formato circular que pode ou não ser coberto por uma cúpula. A Rotunda de Ribeirão Vermelho, foi utilizada como depósito de locomotivas a vapor da Cia Estrada de Ferro Oeste de Minas que foram substituídas por locomotivas a diesel.

Em 1901 Ribeirão Vermelho se eleva a distrito de Lavras do qual se desmembrou para se elevar a município em 27 de dezembro de 1948.

Hoje, abril de 2024, o município de Ribeirão Vermelho conta com uma população se aproximando de 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 40,210 Km², em altitude de 793m e é banhado pelo rio Grande que pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Ribeirão Vermelho são: Perdões e Lavras.

A base da economia do município de Ribeirão Vermelho é a mineração, por extração de areia. A agricultura mesmo em um dos municípios com menor extensão em terras de Minas Gerais, produz café e milho com resultados significativos.

O turismo em Ribeirão Vermelho oferece uma diversidade de opções a partir de um dos maiores acervos ferroviários com a Estação de Ferro e a maior Rotunda da América Latina em restauração, pontilhão rodoferroviário, história da navegação do Rio Grande, Belezas naturais exuberantes, passeios de barco e pescaria.

As festas populares, exposições e comemorações religiosas reforçam os motivos para você passear, morar ou investir em Ribeirão Vermelho.