Marliéria MG
Vale dos Tropeiros
Marliéria MG – Vale dos Tropeiros
Para chegar em Marliéria saindo de Belo Horizonte até o trevo de Jaguaraçu na BR 381 são 168 Km.
Saindo de Ipatinga até o trevo de Jaguaraçu na BR 381 são 32 KM.
Acesse a MG 320 e siga por mais 6,5 KM até Jaguaraçu. Ao passar pela Igreja matriz de São José siga por mais 8,5 Km em estrada asfaltada e estará em Marliéria.
O trajeto a partir da LMG 760 começa no distrito de Santa Rita próximo a entrada do Parque estadual do Rio Doce. A estrada é de terra com 17 Km a ser percorrido.
O município de Marliéria situa-se no Vale do Rio Doce e faz parte da região do Vale do Aço, com altitude que varia entre 500 e 1050 metros acima do nível do mar e é cortada pelo Ribeirão Onça Grande.
Sua população de 4.000 habitantes em uma área de 545,8 Km2, destes 29.540 ha estão dentro do Parque Estadual do Rio Doce.
A cidade foi emancipada em dezembro 1953 quando era um distrito de São Domingos do Prata e se chamava Babilônia.
O Mirante do Jacroá é um ponto turístico que fica a 3 km do centro da cidade, subindo a direita na praça JK no início da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. A estrada é terra, mas muito bem conservada.
O mirante, com 800 metros de altitude, o alcance da visão para o Leste não tem limite e pode-se avistar grande parte do Parque Estadual inclusive as lagoas do Bispo, do Jacaré e do Aguapé.
A hospitalidade dos moradores de Marliéria tem origem histórica pelo trânsito de tropeiros que passavam com suas mercadorias em lombo de animais para negociar pelos lugarejos e teve relevante participação no crescimento da região, recebendo em homenagem o Monumento aos Tropeiros em uma de suas praças.
Os pratos regionais, as pousadas aconchegantes, os casarões, a produção agrícola, as estradas rurais que nos faz pensar nas idas e vindas dos tropeiros, hoje substituídos por trilhas de motos e ciclistas. As igrejas e as comemorações religiosas e o artesanato são atrativos, que fazem aos que já conhecem, voltarem com frequência.