Jequeri, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Jequeri, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Jequeri na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Jequeri é feito pela rodovia MG 265 passando pela cidade de Urucânia e está a 233Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
Com base na “Natureza das Coisas” o direito a colheita é de quem planta, mesmo em épocas remotas onde as conquistas e invasões se fazia pela força, as vezes injustas pelo desequilíbrio das partes, ao vencedor a oportunidade para explorar as riquezas naturais, madeira, minerais, caça, frutos e plantas medicinais sem nenhum custo fiscal, social ou criminal.
Com o esgotamento dos recursos naturais, abandonavam seus domínios se fortalecendo para novas invasões com as riquezas acumuladas, deixando um grande passivo ambiental.
Como podemos perceber, as leis, as agências públicas reguladoras e a segurança pública, por falta de recursos, negligência ou cumplicidade ainda não conseguem fazer justiça que permita aos que querem, sabem e precisam plantar.
O desenvolvimento de algumas cidades como Ponte Nova, que se formou na zona da Mata de Minas Gerais, promoveram o interesse por terras para plantios e criação de animais para suprir a demanda de alimentos da população que crescia exponencialmente.
A partir de 1.848 se instalaram na região, onde é hoje o município de Jequeri, o tenente Manoel Gonçalves Mol, capitão Joaquim Antônio Ribeiro, alferes Antônio José Martins, alferes Manoel Gonçalves Pena, capitão Manoel Justiniano Ferreira e o capitão Camilo de Lelis Alves trazendo escravos, animais domésticos e ferramentas se apossando de terras com muitos recursos em água e terras férteis, formando suas fazendas.
Os pioneiros construíram uma ponte sobre o rio Casca para poder receber mercadorias e escoar a produção, usando também a estratégia de doar terras para o patrimônio, em uma vargem com o nome de Vargem Alegre, onde era muito comum uma planta conhecida por “jiquiri”, onde construíram uma capela dedicada a Santa Ana, para que em seu entorno se instalasse famílias para trabalhar nas fazendas.
Um dos Manoel, pioneiros do povoado montou um comércio que se tornou conhecido como venda do Manoel Jiquiri dando nome ao povoado que se desenvolveu ali de Sant’Ana do Jiquiri que em 1.891 foi elevado a distrito do município de Ponte Nova.
Em 7 de setembro de 1923 o distrito de Sant’Ana de Jiquiri se desmembra de Ponte nova para se elevar a categoria de município com o nome de Jequeri.
População, área, altitude, rio e confrontantes:
Hoje, maio de 2025, o município de Jequeri conta com uma população de aproximadamente 12.901 habitantes, com um domínio territorial de 547,817Km², em altitude de 412m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado por córregos e ribeirões afluente do rio Casca que pertencem a bacia do Rio Doce.
Além da sede, o município de Jequeri tem os distritos de Grota, Piscamba, São Vicente do Grama e Pouso Alegre da Mata.
Os municípios que fazem divisa com o município de Jequeri são Abre Campo, Sericita, Araponga, Canaã, Pedra do Anta, Amparo da Serra, Oratórios, Urucânia e Santo Antônio do Grama.
Economia:
A base da economia do município de Jequeri é a agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
Turismo:
A agenda de festas populares, eventos culturais, esportivos, exposições e comemorações religiosas, com as tradicionais barraquinhas de artesanatos, comidas regionais e shows se somam aos motivos para você vir se divertir, morar ou investir em Jequeri.