Lavras, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Lavras, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Lavras no Sudoeste de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Lavras é feito pela BR 265 ou MG 335. A cidade fica a 240 Km da Capital Belo Horizonte.

Em 1712, saíram da Vila de Santana do Parnaíba, São Paulo, Francisco Bueno da Fonseca, seus filhos, comitiva de sertanistas e escravos. O objetivo inicial da expedição era abrir caminhos até as Minas dos Goiases em busca de ouro, mas a natureza da região, clima, terras férteis e água com abundancia em terras entre o rio Capivari e rio Grande, seduziram Francisco Bueno da Fonseca a se estabelecer em 1729, reivindicando a sesmaria para atividades agropecuárias. A carta de sesmaria solicitada por Francisco Bueno foi confirmada pelo governador de Minas Martinho de Mendonça em 1.737.

Em 1751 foi construída a capela de Sant’Ana em terras do capitão Luiz Gomes de Morais Salgado e em seu entorno se formou o arraial de Campos de Sant’Ana das Lavras do Funil.

O rápido desenvolvimento do arraial de Campos de Sant’Ana das Lavras do Funil se deu por influência da família Bueno, descendentes do famoso Anhanguera, cuja população em 1760 já era o dobro da sede Carrancas, justificando a transferência da sede para o arraial.

O arraial foi palco da Revolução Liberal de 1842, sendo vencida pelos Liberais.

Outro fator que acelerou o crescimento de Lavras do Funil foi a chegada de imigrantes italianos, portugueses, libaneses, espanhóis entre outros que contribuíram na formação cultural da cidade.

A instalação de portos no rio grande que ligava Rio Vermelho a Piumhi e a Estrada de Ferro Oeste de Minas impulsionaram o desenvolvimento da cidade de Lavras.

Em 20 de julho de 1868, se eleva a município com o nome de Lavras do Funil.

Hoje, abril de 2024, o município de Lavras conta com uma população se aproximando de 105.000 habitantes, com um domínio territorial de 564,495 Km², em altitude de 919m e é banhado pelos ribeirões Água Limpa e Vermelho que pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Lavras são: Ijaci, Itumirim, Ingaí, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Perdões e Ribeirão Vermelho.

A economia do município de Lavras se apoia na indústria, comércio, agropecuária, e prestação de serviços.

A indústria está em franco desenvolvimento nos setores metalúrgicos, alimentício, têxtil entre outros, graças a proximidade de grandes centros consumidores como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro e a facilidade de escoamentos da produção por rodovias como a BR 381.

No comércio, Lavras é um polo regional ativo e bem diversificado com shoppings, hipermercados, restaurantes e hospedagens.

Na agropecuária o café e o leite são protagonistas, mas a produção de grãos, frutas, hortaliças, carnes e ovos são bem significativos.

No turismo, Lavras faz parte do circuito Vale Verde e Quedas D’Água e os pontos mais visitados no município são: Cachoeira dos Ipês, Cachoeira do Faria, Comunidade do Funil, Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Serra da Bocaina, Jardim Campestre, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de Sant’Ana, Museu Bi Moreira, Museu de História Natural, Estações Ferroviárias, Praça Dr. Augusto Silva, Casa de Cultura entre outros.

É impossível falar de Lavras sem dar ênfase a ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras) fundada em 1908, hoje UFLA (Universidade Federal de Lavras), uma instituição de ensino superior, pública, federal, autarquia vinculada ao Ministério da Educação sediada em Lavras.

A UFLA possui um dos melhores índices de qualidade do Brasil entre as universidades públicas e privadas avaliadas pelo MEC.

O calendário de eventos de Lavras é extenso nas áreas culturais, exposições, festas populares e comemorações religiosas.