Pedra do Indaiá, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Pedra do Indaiá, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Pedra do Indaiá na região Oeste do estado de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Pedra do Indaiá é feito pela rodovia MG 050 entre as cidades de Divinópolis e Formiga entrando pela MG 164 com mais 5 Km até a cidade que fica a 161 Km da capital Belo Horizonte.

A cidade de Pedra do Indaiá tem sua origem a partir de 1729 quando os irmãos da família Silva proprietários de fazendas na região, construíram uma capela dedicada a São Miguel no morro mais alto próximo de onde é hoje a cidade de Pedra do Indaiá.

Com o tempo a capela de São Miguel ficou em ruínas e foi usada pela família Silva como cemitério onde foi encontrada uma imagem do Senhor Bom Jesus.

Abaixo do morro da capela da família Silva começou a formar um povoado que recebeu o nome de Vargem pela formação plana do terreno entre os morros. O povoado foi se desenvolvendo com a criação de gado leiteiro e lavouras em pequenas propriedades para atender as necessidades de abastecimento de seus habitantes. Com a chegada do Padre Miguel Rodrigues dos Anjos pediu ajuda a população para reformar a capela que foi inaugurada como capela do Bom Jesus e começou a atrair muitos romeiros em suas comemorações religiosas.

Em 1891 o arraial se elevou a distrito da cidade de Itapecerica com o nome de Senhor Bom Jesus da Pedra do Indaiá e em 30 de dezembro de 1962 se desmembra de Itapecerica para se elevar a categoria de cidade com o nome de Pedra do Indaiá.

Hoje, novembro de 2024, o município de Pedra do Indaiá conta com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 349,092Km², em altitude de 890m e é banhado pelo rio Indaiá que pertence a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Pedra do Indaiá são: Itapecerica, Formiga, Santo Antônio do Monte e São Sebastião do Oeste.

A base da economia do município de Pedra do Indaiá é a Indústria, agropecuária e prestação de serviços.

A cidade tem indústria de Carbonato de Cálcio, Confecção e Fogos de Artifício.

O carbonato de cálcio é usado na produção de cimento e argamassas por suas propriedades ligantes. Na indústria do vinho é usado para desacidificar o mostro quando apresenta alto teor em ácidos. Também é utilizado em indústrias de biscoitos, gomas de marcar e batatas fritas. Em cosméticos é utilizado na fabricação de pós faciais, sombra para os olhos e bases cosméticas. Na agricultura é usado em fertilizantes e corretivos nutricionais para o solo e na pecuária é usado para aumentar a lactação em vacas e fortalecer o sistema gastrointestinal de animais em geral.

No município de Pedra do Indaiá as granjas de aves se multiplicam a cada ano e a produção agrícola atende demandas do município e o excedente é comercializado em centrais de abastecimento.

O turismo em Pedra do Indaiá tem atrativos naturais para observadores da fauna e flora, trilhas ecológicas e praticas de esportes radicais. Em seu patrimônio histórico a capela de São Miguel Arcanjo é muito visitada por romeiros da região entre outros atrativos.