Materlândia, MG
Vale do Rio Doce
Materlândia, MG – Vale do Rio Doce
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Materlândia na mesorregião do Vale do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Materlândia é feito pela LMG 752 entre as cidades de Sabinópolis e Rio Vermelho. O meu trajeto partindo da cidade de Paulistas, usei uma estrada alternativa rural. A cidade de Materlândia está a 300Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
A origem da cidade de Materlândia se deu a partir do ano de 1850, com a ocupação de terras no sertão do Rio Doce, nas imediações do ribeirão do Turvo Grande, onde se instalaram os primeiros colonos, entre eles a família de Dona Amélia Ernestina de Almeida que em 1880 tomou a iniciativa de doar terrenos, para se instalar famílias que se ofereciam para trabalhar em fazendas da região, no entorno da capela, construída por ela, dedicada a Nossa Senhora.
Frei Lourenço do Caraça era um missionário que pregava a devoção a Nossa Senhora Mãe dos Homens em Minas Gerais e levou uma imagem da santa para ser instalada na capela doada por Dona Amélia Ernestina onde se formou o povoado de Nossa Senhora Mãe dos Homens que pertencia ao município do Serro.
O povoado se desenvolveu pela agropecuária e por visitas de romeiros devotos de Nossa Senhora Mãe dos Homens atraindo colonos pela fertilidade das terras e comerciantes para atender as demandas de moradores, fazendas, romeiros e tropeiros que passavam pelo povoado, se elevando a distrito em 1847, integrando o município de Rio Vermelho, com o nome de Nossa Senhora Mãe dos homens do Turvo.
Em 1 de março de 1963 o distrito se desmembra de Rio Vermelho para se elevar a categoria de município com o nome de Materlândia.
População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:
Hoje, agosto de 2025, o município de Materlândia conta com uma população de aproximadamente 3.963 habitantes, com um domínio territorial de 280,530Km², em altitude de 577m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do ribeirão Turvo Grande, que pertencem a bacia do rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Materlândia são: Paulistas, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Rio Vermelho.
Economia:
A base da economia do município de Materlândia é a agropecuária e prestação de serviços.
Em minhas pesquisas sobre as cidades de Minas, nas visitas, sempre me surpreendo com as igrejas católicas e santuários, sempre grandes e suntuosos, principalmente nas cidades mais antigas quando desempenharam missões, em parcerias com o reino de Portugal na catequização dos nativos originários e de famílias que se agrupavam formando povoados em terrenos doados em torno de capelas que celebravam missas pregando a devoção cristã, registrando nascimentos, batismos, casamentos e falecimentos.
Até o ano de 1890 o catolicismo era a religião oficial do Brasil e com a instalação da república do Brasil, como estado laico, todos registros oficiais de propriedade, nascimento, casamento e falecimento entre outros, passaram a ser feito em cartório e a partir de então, a Igreja Católica começou a perder sua influência sobre o estado.
Hoje o Catolicismo ainda é a religião praticada pela maioria das famílias mineiras e as Igrejas Católicas e Santuários, além de templos religiosos, também são monumentos históricos que marcam nossa origem e das cidades que nascemos.




