Confins, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Confins, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Confins, filmado em solo, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O município de Confins pertence a região Metropolitana de Belo Horizonte, está a 40 km da capital e o acesso a cidade é feito pela Linha Verde seguindo pela MG 010 ou MG 424 acessando a LMG 800 (rodovia de ligação da MG 010 e MG 424).

O aeroporto de Confins é o quinto colocado no Brasil em movimentação de carga e passageiros, com capacidade para atender uma demanda anual de 32 milhões de usuários e aeronaves de grande porte, com pista de 3600 X 45 metros, dotada de equipamentos para pouso de precisão e auxílio às operações aeronáuticas.

Suas instalações possuem sistemas de tecnologias avançadas e um terminal de carga aérea totalmente automatizado. 

O aeroporto de Confins é a base da economia da cidade de Confins garantindo ao município uma das maiores rendas per capita do Brasil.

A região onde é o município de Confins começou a ser ocupado por fazendeiros no início do século XIX e o povoado começou com instalações para descanso de tropeiros e bandeirantes que passavam pela região.

O nome Confins foi dado a região por se tratar dos limites extremos de fazendas da região, uma expressão que definia o muito longe.

O povoado de Confins se elevou a distrito de Lagoa Santa em 1953 e se desmembrou para se tornar município em 21 de dezembro de 1995.

Hoje, fevereiro de 2024, o município de Confins conta com uma população se aproximando de 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 42,008 Km², em altitude de 767m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do Rio das Velhas que pertencem a Bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Confins são: Lagoa Santa, Vespasiano, São José da Lapa e Pedro Leopoldo.

Confins é uma referência para estudiosos de Arqueologia, Paleontologia e Mineralogia. Das grutas e sítios arquelógicos no município já foram retiradas muitas ossadas pré-históricas que fazem parte do acervo do Museu de História Natural da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro.

São muitas as cavernas, grutas e lagoas com sítios arqueológicos catalogados no município.

O Boi da Manta é a festa mais tradicional de Confins, comemorada anualmente um mês antes do carnaval. A brincadeira é bem parecida com o Bumba-meu-boi com passistas, dançarinos, pessoas fantasiadas e bonecões que desfilam pela cidade.

O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para facilitar as pesquisas dos nossos espectadores, que queiram visitar a sua cidade.