Volta Grande, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Volta Grande, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Volta Grande na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Volta Grande é feito a partir da BR 393 entre as cidades de Além Paraíba e Estrela Dalva e está a 405Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

A região onde surgiu o município de Volta Grande até o final do século XVIII era habitada pelos nativos originários e era tratada como uma região de trânsito proibido, pela Coroa Portuguesa, para impedir a exploração e o contrabando de ouro durante a mineração da jazida descoberta em, onde é hoje a cidade de Cantagalo no Rio de Janeiro.

A partir do início do século XIX começam a chegar os primeiros exploradores na região para extrair a madeira das matas e nas áreas desmatadas algumas famílias se instalaram tomando posses de terras para formar lavouras de café utilizando da mão de obra de escravos. A atividade cafeeira expandiu pela região e começou a receber ramais da Estrada de Ferro Leopoldina para transportar a produção instalando várias estações onde em seu entorno surgiram vários povoados entre eles o de Volta Grande que na inauguração em 1.874 contou com a presença do Imperador Pedro II.

O povoado de Volta Grande se elevou a distrito de Além Paraíba em 1.891 enfrentando crises de mão de obra, pelo fim da escravidão, mas superando a crise contratando ex-escravos e famílias desamparadas que se instalavam em acampamentos nas margens de estradas.

O movimento político para a emancipação do distrito de Volta Grande liderado por fazendeiros influentes como Bernardino Rocha, Gaspar Maria Pereira, Francisco Figueira Alvim, Antônio Ribeiro dos Reis e pelos empresários Arthur Villela Pedras e José Villela Pedras, teve êxito em 17 de dezembro de 1.938 desmembrando o distrito de Volta Grande de Além Paraíba para se elevar a categoria de município.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, julho de 2025, o município de Volta Grande conta com uma população de aproximadamente 5.118 habitantes, com um domínio territorial de 208,874Km², em altitude de 210m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Paraíba do Sul que pertence a bacia do Rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com o município de Volta Grande são Estrela Dalva, Leopoldina, Além Paraíba e o estado do Rio de Janeiro.

Economia:

A base da economia do município de Volta Grande é a agropecuária e prestação de serviços.

 

Eu não poderia falar de Volta Grande sem citar Humberto Duarte Mauro, nascido na cidade em 30 de abril de 1897, filho de um imigrante italiano, Caetano Mauro e a mineira Tereza Duarte que se notabilizou como grande cineasta pioneiro na cinematografia do Brasil.

Sua família se mudou para Cataguases onde Humberto Mauro se interessou por eletricidade que acabava de ser instalado na cidade onde começou a trabalhar levando energia elétrica para fazendas e sítios nas redondezas da cidade.

Em 1.916 foi para o Rio de Janeiro, capital do Brasil na época, para trabalhar como eletricista e voltou para Cataguases em 1.920 onde se casou com Maria Vilela de Almeida e se tornou muito amigo de Pedro Comello, italiano e fotografo profissional muito respeitado na cidade, fazendo parceria para produzir o primeiro filme curta-metragem, “Valadião, o Cratera”.

Humberto Mauro e Comello fundaram a Phebo Brasil Filmes deixando um grande acervo e uma das últimas produções de Humberto Mauro “Carro de Bois”, foi filmado em sua terra natal, Volta Grande.