Conceição do Mato Dentro, MG

História, mapas, população, produtos, vídeo e fotos.

Conceição do Mato Dentro, MG – História, mapas, população, produtos, vídeo e fotos.

A cidade de Conceição do Mato Dentro, sua história, mapas, população e produção é o tema deste vídeo.

A distância de Conceição do Mato Dentro para a capital Belo Horizonte é de 170 Km e o acesso é pela rodovia MG 010.

O Arraial da Conceição se formou pelos bandeirantes Gaspar Ponce de León, Gaspar Soares e Manoel Correia de Paiva que chefiaram a expedição que encontraram ouro em abundância na região subordinada a Serro Frio (Serro), pertencente a comarca de Sabará.

Em 16 de fevereiro de 1724 o Arraial da Conceição foi elevado a Freguesia com o nome de Conceição de Mato Dentro, se transformando em distrito de Serro em 1750.

Em 12 de março de 1842, desmembrada de Serro, se emancipou.

Atualmente, julho de 2023, seu domínio territorial é de 1.720 Km2, em altitude de 740m e sua população se aproxima de 18.000 habitantes.

O município é banhado pelo rio Santo Antônio, desde a nascente e pertence a bacia do Rio Doce.

Os municípios confrontantes são: Serro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Carmésia, Ferros, São Sebastião do Rio Preto, Santo Antônio do Rio Abaixo, Morro do Pilar, Santana do Rio Abaixo, Congonhas do Norte, Gouveia, Datas e Presidente Kubistchek.

Conceição do Mato Dentro além de Casarões centenários e suas igrejas, ainda esbanja em belezas naturais como o Balneário do Sumidouro a 8 Km pela Estrada Real em direção a Morro do Pilar. São praias e piscinas naturais do Rio Santo Antônio com paredões de pedra e como em outros pontos na descida do rio Santo Antônio, o rio desaparece sob as pedras, reaparecendo bem a frente.

Nascentes nas encostas das serras e cachoeiras como a Tabuleiro espalhadas em seus distritos de Córregos, Santo Antônio do Cruzeiro, Santo Antônio do Norte ou pelos Parques Estaduais e Municipais como o da Serra do Intendente.

A Mineração é a principal receita do município, mas as comemorações religiosas e as festas populares atraem muitos visitantes e turistas, contribuindo para a economia do município, assim como a agropecuária na produção de cana, café, feijão, banana, mandioca, leite e carne que atende as demandas das pequenas e médias indústria de laticínios, cachaça e farinha da região.

Se você, que é da região, quiser corrigir ou adicionar alguma informação, use a sessão de comentários. Você pode também escrever sobre seu restaurante, pousada ou produtos que os nossos espectadores, possam precisar em suas visitas.