Ponte Nova, MG

História, referências geográficas e voo panorâmico.

Ponte Nova, MG – História, referências geográficas e voo panorâmico. 

O Município de Ponte Nova localiza-se na Zona da Mata mineira. O acesso a cidade pode ser feito pela BR 120, MG 262 e MG 329 e fica a 183 Km da Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

A região onde é hoje a cidade de Ponte Nova viviam os Povos Originários das tribos Puris e Aimorés, apelidados pelos portugueses de Botocudos até o início da corrida pelo ouro em Minas Gerais em meados do século XVII.

Após a construção de uma ponte de madeira sobre o rio Piranga, para a travessia de bandeirantes, na fazenda das Almas, o padre João do Monte Medeiros doou parte de suas terras da fazenda Vau-Açu, para a construção da capela de São Sebastião e Almas em 1770, onde em seu entorno começou a surgir um povoado com o nome de São Sebastião da Ponte Nova sob jurisdição de Mariana.

Em meados do ano de 1800 o plantio da cana de açúcar estava sendo disseminado na região e muitos engenhos por tração animal e roda d’água foram instalados em quase todas as propriedades rurais para a produção de açúcar mascavo.

Em 1866 com a instalação da Estação da Estrada de Ferro Leopoldina a produção de cana e açúcar se intensificou para atender a demanda de mercados mais distantes.

Em 30 de outubro 1866 desmembrou-se de Mariana se elevando a município com o nome de Ponte Nova.

Hoje, outubro de 2023 o município de Ponte Nova com 60.000 habitantes, com domínio territorial de 470,643 Km², em altitude de 431m, é banhado pelo rio Piranga que pertence a Bacia do Rio Doce.

Seus municípios limítrofes são: Santa Cruz do Escalvado, Urucânia, Oratórios, Amparo do Serra, Teixeiras, Guaraciaba, Acaiaca, Barra Longa e Rio Doce.

Na economia de Ponte Nova a agropecuária ainda tem um papel de destaque, mas além da cana de açúcar a pecuária de corte e leite, a suinocultura vem se destacando e atraindo o interesse por tecnologias de produção e abate sediando vários frigoríficos. O comércio atacadista, as indústrias de transformação e a prestação de serviços complementam as receitas do município.

No turismo Ponte nova faz parte do Circuito das Montanhas, Estrada Real e da Rota Imperial e em suas festas populares e comemorações religiosas, com shows e feiras de artesanatos são sempre muito frequentadas, podendo contar com uma excelente estrutura em hospedagens, bares e restaurantes.

Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.