Raposos, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Raposos, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Este vídeo é uma apresentação do município de Raposos, filmado em solo e voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos para quem quiser passear, morar ou investir no município.

O município de Raposos pertence a Região Metropolitana de Belo Horizonte, está a 32 Km da Capital e o acesso é feito pela rodovia AMG 150.

Quando viajo hoje por nossas estradas, asfaltadas ou de terra eu me lembro sempre dos bandeirantes e de como eles se organizavam para chegar onde chegaram.

Para esclarecer, bandeirantes não eram nobres com aquelas roupas extravagantes e chapelões representados em gravuras da época. Na verdade, eram indivíduos que formavam grupos de famílias, amigos e escravos e se embreavam sertão a dentro em busca de riquezas minerais e plantas medicinais, normalmente partindo de São Paulo.

Com as descobertas de ouro em Minas Gerais a coroa portuguesa precisou tomar providências proibindo aventureiros e formando grupos de segurança para permitir as prospecções apenas para bandeirantes autorizados ou contratados pela coroa.

Na região onde é hoje o município de Raposos, no final do século XVII, chegou o bandeirante Pedro de Morais Raposo, designado por Arthur de Sá Meneses, governador geral das Capitanias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Pedro Raposo, acompanhado sua família, amigos e outros, acreditavam na possibilidade de ficar rico rápido, mesmo correndo os riscos de ataques de índios, doenças e falta de conforto.

Eles chegaram pela trilha do Bandeirante Paes Leme, subindo o rio Guaycui (hoje rio das Velhas), até alcançar a barra do ribeirão da Prata onde decidiram iniciar a garimpar ouro de aluvião. A terra muito fértil e árvores frondosas possibilitou a construção das primeiras casas plantando e criando animais para consumo próprio.

E assim o povoado se formou com o nome de Arraial das Velhas sendo consolidado com a construção de uma capela de pau-a-pique dedicada a Nossa Senhora da Conceição em 8 de dezembro de 1690 com o nome de Arraia dos Raposos.

Em 1.800, com a escassez do ouro de aluvião o Arraial de Raposos começou a ser abandonado chegando em 1850 com apenas três famílias residentes: os Gouvêas, os Torres e os Sabarenses.

Aos poucos foram chegando outras famílias instalando comércio, indústrias, formando fazendas para plantios e criações, se reestruturando.

Em 27 de dezembro de 1.948 o Arraial de Raposos é elevado a município com o nome de Raposos de desmembrando de Nova Lima.

Hoje, janeiro de 2024, O município de Raposos conta com uma população se aproximando de 16.000 habitantes, com um domínio territorial de 71,850 Km², em altitude de 742m e é banhado pelo rio das Velhas que pertence a Bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com Raposos são: Sabará, Caeté, Rio Acima e Nova Lima.

A economia de Raposos se baseia na mão de obra e atividades artesanais, mas a agropecuária e o turismo contribuem significativamente para a receita do município.

Os Raposenses preservam suas tradições com manifestações populares como o Congado, Moçambique, Cavalhada, Pastorinha, Capoeira, Procissão das Almas e a Folia de Reis que atraem muitos visitantes para as comemorações.

A natureza também oferece muitos atrativos de um verdadeiro Santuário Ecológico como o Poço dos Crentes, da Pedra e dos Impossíveis.

O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nós nos oferecemos para produzir sob patrocínio.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.