Alpinópolis, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Alpinópolis, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Alpinópolis que se localiza na região Sudoeste de Minas Gerais, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Alpinópolis é feito pela MG 446 ou pela BR 265 e o município fica a 342 Km da Capital Belo Horizonte.

A região onde é hoje a cidade de Alpinópolis foi palco de disputas entre paulistas e mineiros para integrar as terras em suas respectivas capitanias.

O povoado surgiu em 1759 no pé da Serra da Ventania onde escravos fugitivos formaram quilombos que foram queimados por expedição mineira do bandeirante Bartolomeu Bueno Prado, comandado pelo padre João Correa de Mello, vindos de Mariana, atravessando o rio Grande, passando pela barra do Pontal, onde existia a fazenda Pouso Alegre para chegar ao rio Jachuy para tomar posse das terras.

Em 1762, uma expedição de paulistas comandada por Mathias da Carvalhaes, entra em sentido contrário do rio Jachuy retomando a posse das terras até a margem esquerda do rio Sapucaí.

Outra expedição de mineiros, agora comandada pelo governador da capitania de Minas Gerais, General Luiz Diogo Lobo da Silva, saiu de Vila Rica em agosto de 1764 com sua comitiva para retomar as terras dos paulistas demarcando as divisas das Capitanias de Minas Gerais e São Paulo.

Neste período algumas pessoas foram se instalando pela região para garimpar o Córrego da Prata e no ribeirão Conquista, onde instalaram ranchos nas proximidades de uma gruta, lugar conhecido por Ventania.

Em 1799, as terras onde fora instalado os ranchos foram vendidas para Januário Garcia Leal que vendeu sua propriedade para o Alferes José Justiniano dos Reis registrando a compra com validade de escritura que confirma o alferes como o primeiro proprietário da região.

Em 1807, Justiniano e sua esposa Ana Teodora de Figueiredo transferem parte de sua propriedade para construção de uma capela onde começou a formar o arraial de São Sebastião da Ventania, que viria a se tornar a cidade de Alpinópolis.

Em 17 de dezembro de 1938, São Sebastião da Ventania se desmembra de Nova Resende e se eleva a município com o nome de Alpinópolis.

Hoje, março de 2024, o município de Alpinópolis conta com uma população se aproximando de 19.000 habitantes, com um domínio territorial de 460,685 Km², em altitude de 900m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Canaã e ribeirão da Conquista que pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Alpinópolis são: Carmo do Rio Claro, Nova Resende, Bom Jesus da Penha, Passos, São João Batista do Glória e São José da Barra.

A base da economia de Alpinópolis é a agropecuária e prestação de serviços.

O turismo em Alpinópolis tem seus atrativos como o Monte das Oliveiras, um cenário a céu aberto onde mais de 100 atores da cidade encenam a Paixão de Cristo na semana Santa.

São mais de 90.000m² com trilhas que remetem a passagens bíblicas com retiros programados em algumas épocas do ano. Na Fortaleza Antônia tem espaço para receber visitantes que participam de momentos de meditação e orações.

A proximidade com o Lago de Furnas a leste do município, suas belezas naturais como, grutas, Serra da Ventania, Serra da Antena, Morro do Chapéu e a fazenda do Quilombo são bons motivos para você conhecer Alpinópolis.

O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.