Dom Cavati, MG

História, referencias geográficas, econômicas e sociais.

Dom Cavati, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.

Dom Cavati localiza-se no Vale do Rio Doce e faz parte do colar Metropolitano do Vale do Aço, está à 280 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte e neste vídeo apresentamos um resumo da história, referências geográficas e suas peculiaridades.

A primeira família a se instalar na região foi a de Antônio José de Freitas natural de Muriaé, para formar uma lavoura de café em 1908. Aos poucos, outras famílias foram se instalando atraídos pela qualidade das terras e a prosperidade do pioneiro. Na época ainda havia nativos Botocudos que foram migrando para outras regiões para evitar conflitos que certamente já haviam participado.

O início das obras da Rodovia BR 116 (Rio Bahia), na década de 1940, ajudou a atrair mais famílias para a região consolidando a formação do povoado que foi elevado a distrito de Inhapim em 1948 com o nome de Dom Cavati em homenagem a Dom João Batista Cavati, bispo da Diocese de Caratinga.

Dom Cavati se desmembrou de Inhapim e emancipou-se em 30 de dezembro de 1962.

Hoje, agosto de 2023, com um domínio territorial de 59,52 Km2, em bioma de Mata Atlântica, com altitude de 350m, banhado pelo rio Caratinga e o córrego Chico da Cunha, que pertencem a bacia do rio Doce e conta com uma população se aproximando de 5.500 habitantes.

Dom Cavati é cortado de norte a sul pela BR 116 e os municípios que fazem divisa são: Tarumirim, Inhapim e São João do Oriente.

A agropecuária, mesmo com uma área de domínio do município pequena e a prestação de serviços se destacam nas atividades econômicas. As indústrias de transformação começam a se expandir para aumentar a sua participação.

O artesanato, grupos musicais e teatro participam das festas e comemorações civis, populares e religiosas da cidade que vem se tornando tradicionais na jovem cidade.

Se você é da região e quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.