Pratápolis, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Pratápolis, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Pratápolis na região imediata de Passos, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Pratápolis é feito pela rodovia MG 344 entre as cidades de Itaú de Minas e Cássia com mais 6 Km pela AMG 2420 e está a 372 Km da capital Belo Horizonte.
O início do povoado que deu origem ao município de Pratápolis, se deu a partir de meados do ano de 1800, quando a exploração de ouro, principalmente nos sertões de Jacuí, começou a se esgotar. Algumas famílias abandonaram a região em busca de novas lavras e outras começaram a ocupar terras na região para se dedicar a formação de fazendas para formar lavouras e criar animais para subsistência.
Entre as fazendas começou a se formar um ponto para descanso de boiadeiros nas margens de um córrego onde os animais se serviam durante a parada, em terras da fazenda de Sebastião Prata e para referência o lugar começou a ser chamado de “Prata”.
Ali começou um aglomerado de casas de pau-a-pique levantadas por ex-escravos e famílias que se instalaram para prestar serviços aos viajantes e fazendas da região, muito religiosos que frequentemente se deslocavam para Jacuí para assistir missas e reforçarem sua fé.
João Evangelista de Pádua, proprietário da fazenda confrontante com a de Sebastião decide, em 1860, doar parte de suas terras e criar o patrimônio onde seria construída uma capela dedicada ao Divino Espírito Santo facilitando a vida dos religiosos daquele agrupamento que cresceu em torno da capela com o nome de Espírito Santo do Prata.
Com o crescimento do povoado outro fazendeiro, Izaías José Ribeiro decide doar mais terras ao patrimônio do Divino Espírito Santo permitindo ainda mais seu desenvolvimento que em 1891 se elevou a distrito do município de São Sebastião do Paraíso.
Em 1919 é inaugurada a estação ferroviária da Mogiana com o nome de Pratápolis que em 1938 passa a vigorar por lei, como o novo nome do distrito de Divino do Espírito Santo do Prata.
Em 31 de dezembro 1943 se desmembra de São Sebastião do Paraíso para se elevar a município de Pratápolis.
Hoje, setembro de 2024, o município de Pratápolis conta com uma população de aproximadamente 9.000 habitantes, com um domínio territorial de 215,516Km², em altitude de 695m e é banhado por rios, córregos e ribeirões afluentes do Rio Grande que pertencem a bacia do Rio Paraná.
Os municípios que fazem divisa com o município de Pratápolis são: Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, São Sebastião do Paraiso, Capetinga e Cássia.
A base da economia do município de Pratápolis é a agropecuária e prestação de serviços.
As terras de excelente qualidade, topografia em sua maioria mecanizável e água com fartura são usadas para pastagens, café, banana, laranja, limão, manga, figo, goiaba, soja, feijão, milho, mandioca e cana entre outras culturas.
Na pecuária se produz carne e leite de bovinos, bubalinos, caprinos e ainda suínos, peixes, aves e mel de abelha.
Os lugares mais visitados de Pratápolis são: Praça e igreja da Matriz, Monte das Oliveiras, Parque de exposição Vicente José de Freitas, Igreja São Vicente de Paulo, Clube Serra Verde entre outros.
A natureza do município também oferece muitas opções para observadores, pescadores e praticantes de esportes radicais.
Nas festas populares, eventos culturais e manifestações religiosas o povo de Pratápolis esbanja em dedicação e acolhimento com as tradicionais barraquinhas de comidas regionais e artesanatos para você se divertir e quem sabe até morar e investir no município.