Prados, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Prados, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Prados no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais como entretenimento educativo e lhe convidamos, se gostar do nosso trabalho, a fazer parte do nosso Clube de Assinantes do Canal Naeco.
O acesso a cidade de Prados é feito pela rodovia BR 265 ou pela MGC 383. A cidade fica a 185 Km da Capital Belo Horizonte.
No início do século XVIII as notícias de descobertas de ouro em Minas e a instalação de fundição para o metal em Taubaté-SP, influenciaram a formação de muitos grupos para explorar os territórios da Capitania de Minas Gerais.
Em 1704 os irmãos Manoel e Felix Mendes do Prado e sua comitiva chegaram na região onde é hoje a cidade de Prados.
A produção dos irmãos Mendes do Prado atraiu outras comitivas e sesmeiros que foram se instalando iniciando um povoado onde foi construída uma pequena capela coberta com sapé dedicada a Nossa Senhora da Conceição, onde mais tarde, os irmãos agora ricos, se juntou a outros bem sucedidos moradores do povoado para a construção da nova Igreja com participação de grandes artistas regionais da época.
Muitos conflitos aconteceram na região e mesmo assim o povoado se desenvolveu até que em 1752 se elevou a distrito de São João Del Rei.
Com o esgotamento das jazidas de ouro, Prados que já era referência no trânsito entre as áreas mineradoras para pouso de tropeiros, comitivas e comércio de mercadorias, começou a fabricar artefatos em couro lhe rendendo fama e tradição.
Em 15 de abril de 1890 se desmembra de Tiradentes e Barbacena para se elevar a município de Prados.
Hoje, junho de 2024, o município de Prados conta com uma população se aproximando de 10.000 habitantes, com um domínio territorial de 264,115 Km², em altitude de 979m e é banhado pelo rio das Mortes, Carandaí e Elvas que pertencem a bacia do rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de Prados são: Carandaí, Dores de Campos, Barroso, Barbacena, São João Del Rei, Tiradentes, Coronel Xavier Chaves e Lagoa Dourada.
A base da economia de Prados é a indústria de abate de aves, Calçados e equipamentos de EPI, artesanatos em madeira e ferro.
Na agropecuária Prados produz, Café, Cana-de-açúcar, feijão, mandioca e milho entre outros.
No turismo, Prados é rico pela história desde o Ciclo do Ouro, Guerra dos Emboabas e Inconfidência Mineira, como palco dos conflitos e com muitos personagens ativistas nascidos na cidade. Suas ruas de pedras, casarões e igrejas nos remete ao passado mesmo para quem não conhece a sua história.
Os pontos mais visitados são: Distrito de Bichinho (Vitoriano Veloso), Estação da Estrada de Ferro Oeste de Minas, Capela Nossa Senhora do Livramento, Museu Francisco Virgolino, Mirante do Cruzeiro, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e Parque de Exposição.
Prados promove anualmente o já tradicional Festival de Música além de suas festas populares, exposições e comemorações religiosas.