Santana do Jacaré, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Santana do Jacaré, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Santana do Jacaré que se localiza no Sudoeste de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
O acesso a cidade de Santana do Jacaré é feito pela rodovia BR 381 com mais 30 Km e BR 369 com mais 8 Km até a cidade, que fica a 211 Km da Capital Belo Horizonte.
A região começou a ser explorada no ano de 1739 a partir do povoado de Tamanduá, hoje Itapecerica. As picadas criadas pelos bandeirantes fizeram surgir vários ranchos pela região para dar apoio a tropeiros e entre eles, nas margens do rio Jacaré foi instalado um pouso para tropeiros, a partir de 1750 em local nominado de Mata do Jacaré.
O português Manoel Ferreira Carneiro, o Jangada, era um mascate que usava os rios da região para transportar e vender mercadorias. Em uma de suas viagens alguém se interessou por uma jaqueta de couro, mas não tendo o dinheiro para pagar ofereceu terras de sua propriedade pelo capote. Jangada aceitou na esperança de vender com facilidade as terras, mas não conseguiu e resolveu se fixar na propriedade próximo da estalagem na margem do rio Jacaré com algumas casas já começando a formar o povoado do Mato do Jacaré de Tamanduá.
Em 1787 o filho do Jangada o capitão Manoel Ferreira de Almeida e sua esposa moradores da fazenda da Barra do Amparo do Jacaré, doaram terras para a formação do patrimônio da capela para consolidar o povoado.
Em 1923 como distrito de Campo Belo teve seu nome mudado para Corredeira, mas não foi reconhecido sendo alterado no ano seguinte para Santana do Jacaré.
Em 12 de dezembro de 1953 se desmembra de Campo Belo se elevando a município de Santana do Jacaré.
Hoje, abril de 2024, o município de Santana do Jacaré conta com uma população se aproximando de 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 107,445 Km², em altitude de 805m e é banhado pelo Rio Jacaré e córregos afluentes que pertencem a bacia do rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de Santana do Jacaré são: Santo Antônio do Amparo, Perdões, Cana Verde, Campo Belo, Candeias e São Francisco de Paula.
A base da economia do município de Santana do Jacaré é a agropecuária e prestação de serviços.
Na agricultura o café, milho, arroz, feijão e fumo são as culturas que mais participam e na pecuária a produção de carne bovina, suína e aves atendem as demandas do abatedouro local somados a produção de leite.
São poucas as indústrias de roupas e tecidos, mas ajudam na economia do município com salários e impostos.
O comércio ainda é dependente das maiores cidades vizinhas como Campo Belo e Oliveira.
As festas populares, exposições e comemorações religiosas completam os motivos para você passear, morar e investir em Santana do Jacaré.