Imbé de Minas, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Imbé de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Este vídeo é uma apresentação do município de Imbé de Minas filmado em solo, em voo panorâmico com drone, narrado e com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
A cidade de Imbé de Minas pertence a Região do Vale do Rio Doce, está a 320 km da Capital Belo Horizonte e 20 Km da BR 116, entre Ubaporanga e Inhapim.
Na história do município de Imbé de Minas se destaca a família de Manoel Joaquim Teodoro, posseiro de grande extensão de terra a partir de 1889, se tornando uma das famílias mais poderosas na região onde também se fixaram Joaquim Valério, Luiz Carvalho Veríssimo, Augusto da Silva e outros, em terras de propriedade de Joaquim Camilo, formando o Patrimônio de Umbaúbas.
Em 1906, depois da construção de uma capela dedicada a Senhora de Santana, seu nome mudou para Santana do Imbé.
Manoel Joaquim Teodoro foi o responsável por trazer, do Rio de Janeiro, Joaquim Cândido da Silva, como funcionário, se tornando genro de Manoel Teodoro e um dos maiores responsáveis pelas melhorias em toda a região conquistando prestígio, riqueza e influência política, consequentemente muitos inimigos que por divergências políticas assassinaram Joaquim Cândido e mais quatro amigos em praça pública.
Em 1939, como distrito de Caratinga foi renomeada como Vila do Imbé.
Em 1º de dezembro de 1995, desmembrou-se de Caratinga se elevando a município com o nome de Imbé de Minas.
Hoje, janeiro de 2024, o município de Imbé de Minas conta com uma população se aproximando de 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 199,521 Km², em altitude de 573m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do Rio Preto que pertencem a Bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com Imbé de Minas são: Inhapim, Caratinga, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, São Domingos das Dores e São Sebastião do Anta.
A economia do município de Imbé de Minas se baseia na agropecuária e prestação de serviços.
As comemorações religiosas, as festas populares e as belezas naturais atraem muitos visitantes em eventos muito bem organizados e festivos.
O objetivo do Canal Naeco é tornar cada cidade que visitamos acessível a todos que queiram passear, morar ou investir e pretendemos atualizar estas informações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e as oportunidades geradas pelo município.
O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos a produzir, sob patrocínio.
Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.