Biquinhas, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Biquinhas, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de Biquinhas na região Central Mineira, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso para a cidade de Biquinhas, é feito pela rodovia MG 060, 18Km depois da cidade de Paineiras e está a 285 Km da capital Belo Horizonte.
Pelos caminhos que ligava Pitangui a Paracatu, foram instalados vários quartéis para fiscalizar as explorações de ouro e diamante e dar segurança no transporte da produção, mas com o esgotamento das jazidas os quartéis foram abandonados e os garimpeiros se espalharam pela região.
Em 1850, Manoel Mendes de Souza e seus irmãos se instalaram na região onde é hoje o município de Biquinhas atraindo outros garimpeiros, como Paulo Idigio Xavier, Cirilo Jacob Vargas, Eugênio e Vicente Ferreira do Amaral tidos como fundadores do povoado de Biquinhas.
O nome do arraial se deve a necessidade de usar água de pequenas nascentes que formavam bicas, porque as águas dos córregos ficavam turvas e contaminadas pela exploração do ouro de aluvião.
O povoado foi se desenvolvendo com a chegada de famílias para se fixar no povoado e outras para ocupar as terras com cartas de sesmarias formando lavouras e criando animais, assim como comerciantes para atender as demandas do povoado e tropeiros que circulavam entre Pitangui e Paracatu.
O projeto para construção da Usina Hidrelétrica de Três Marias motivou as lideranças políticas da região na criação de vários municípios a partir dos distritos que seriam impactados pelas obras e formação do Lago de Três Marias.
O arraial de Biquinhas foi elevado a distrito do município de Morada Nova de Minas do qual se desmembrou em 1º de março de 1963 com o nome de Biquinhas, no ano seguinte da Inauguração da Usina de Três Marias.
Hoje, dezembro de 2024, o município de Biquinhas conta com uma população de aproximadamente 2.400 habitantes, com um domínio territorial de 457,226Km², em altitude de 626m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio São Francisco e do rio Indaiá que pertencem a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Biquinhas são: Morada Nova de Minas, Paineiras e Tiros.
A base da economia do município de Biquinhas é a agropecuária e prestação de serviços.
A pecuária de corte é a principal atividade e as pastagens ocupam a maior parte do município, mas a agricultura também participa significativamente colhendo Abacaxi, Cana-de-açúcar, mandioca, laranja, manga, maracujá e tangerina entre outros produtos.
O turismo fica por conta das belezas naturais do município e proximidade do Lago de Três Marias, uma excelente opção para passeios de barco, esportes náuticos e pesca esportiva.