Barão de Monte Alto, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Barão de Monte Alto, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Barão de Monte Alto na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Barão de Monte Alto é feito pela Rodovia BR 356 entre a cidade de Muriaé e a divisa do estado do Rio de Janeiro, com mais 18Km Pela LMG 615, passando pela cidade Patrocínio do Muriaé. A cidade de Barão de Monte Alto está a 350Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
Os primeiros trezentos anos a partir do descobrimento do Brasil, foi um período onde nada era pensado ou planejado visando melhorias para o novo território e sim para servir a Coroa Portuguesa como fonte extrativista dos nossos minerais preciosos, madeiras e plantas medicinais.
Nos últimos 225 anos e mais precisamente a partir do ano de 1.800 é que podemos afirmar que os brasileiros se descobriram.
Estou usando esta introdução para justificar a origem do título de Barão, Marques, Duque entre outros distribuídos pela coroa portuguesa a brasileiros influentes para evitar o iminente fim do Brasil colônia portuguesa, ocorrido em 1.822.
No período de 1.800 a 1.900, Minas Gerais deu um salto gigantesco e pontualmente na Zona da Mata de Minas Gerais, onde foram distribuídas cartas de sesmarias de grandes extensões de terras para serem cultivadas para atender as demandas de abastecimento nas grandes cidades, formadas no ciclo do ouro, proporcionando também a introdução das lavouras de café, cujos produtores se elevaram a Barões do Café que reivindicavam estradas de ferro para escoar sua produção e foram prontamente atendidos por outro Barão, o visionário e empreendedor, Barão de Mauá.
Tudo fluía muito bem e Minas Gerais se transformou em um importante centro econômico até que a princesa Izabel assina a Lei Aurea, libertando os escravos em 1888, iniciando uma crise com os Barões do Café, que por falta de mão de obra, retiraram seu apoio ao império brasileiro e por consequência, se instalou a república do Brasil.
A solução para a crise de mão de obra começou pela doação de terras para formação de patrimônios de igrejas onde em seu entorno famílias desamparadas, imigrantes e ex-escravos pudessem se instalar e trabalhar em fazendas, iniciando a formação de muitos povoados na região.
Um destes povoados recebeu o nome de Morro Alto e se desenvolveu a partir da chegada da estação da Estrada de Ferro atraindo comerciantes que também influenciaram para o crescimento do povoado, entre eles Francisco Alves da Silva Pereira comerciante habilidoso, nascido em Belmiro Braga, conquistando muita influência entre os Barões do Café, recebendo seu título de Barão pelo Imperador Dom Pedro II.
O Povoado de Morro Alto se elevou a distrito de Palma em 1.911, se desmembrando em 30 de dezembro de 1.962 para se elevar a categoria de município com o nome de Barão de Monte Alto em homenagem ao seu ilustre cidadão, Francisco Alves da Silva Pereira, o Barão de Monte Alto.
População, área, altitude, rio e confrontantes:
Hoje, junho de 2025, o município de Barão de Monte Alto conta com uma população de aproximadamente 4.964 habitantes, com um domínio territorial de 198,313Km², em altitude de 194m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado por córregos e ribeirões que pertencem a bacia do Rio Paraíba do Sul.
Além da sede o município de Barão de Monte Alto tem os distritos de Silveira Carvalho e Cachoeira Alegre.
Os municípios que fazem divisa com o município de Barão de Monte Alto são Patrocínio do Muriaé, Muriaé, Palma e o estado do Rio de Janeiro.