Central de Minas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Central de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Central de Minas na mesorregião do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Central de Minas é feito pela rodovia MG 381 entre as cidades de São João do Manteninha e Divino das Laranjeiras e está a 406Km da capital Belo Horizonte.

A partir do ano de 1.937 o estado de Minas Gerais e Espírito Santo contestavam as divisas territoriais onde cidades e povoados começavam a se formar com o fluxo de famílias que se se instalavam na região para trabalhar na exploração de madeira.

Manoel Martins Dias e Francisco Rodrigues de Araújo foram os primeiros a se instalar seguido por outros iniciando um povoado para trabalhar com madeira ou montar comércio para atender seus habitantes. Os primeiros comerciantes se instalaram a partir de 1.942, entre eles Martinho de Paula, Joaquim Deodoro Mota, Antônio Jacinto Coimbra e Paulo Queiroz Dias.

Com a construção da capela dedicada a São Geraldo o povoado ficou conhecido como São Geraldo de Central e depois para Central de Mantena.

Em 1951 José Pinto Neto, conhecido por Zé Regina construiu uma estrada para transportar a madeira, ligando o povoado de Central de Mantena a cidade de Galiléia.

Em 1.953 o povoado foi elevado a distrito de Mantena e em 1.963 com a definição dos limites dos estados de Minas e Espírito Santo, o distrito de Central de Mantena se desmembra de Mantena para se elevar a categoria de cidade com o nome de Central de Minas, em 1 de março de 1.963.

Hoje, março de 2025, o município de Central de Minas conta com uma população de aproximadamente 7.017 habitantes, com um domínio territorial de 204,328Km², em altitude de 242m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado pelo córrego Central que pertence a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Central de Minas são: Mantena, São João do Manteninha, Estado do Espírito Santo, Conselheiro Pena, São Geraldo do Baixio, Galiléia, Divino das Laranjeiras e Mendes Pimentel

A base da economia do município de Central de Minas é a agropecuária e prestação de serviços.

A extração de madeiras do município praticamente extinguiu toda a mata que existia restando apenas algumas áreas protegidas por lei e reservas particulares do patrimônio natural. As áreas desmatadas se transformaram em pastagens onde se cria, em regime de pastagem extensiva o gado leiteiro e de corte ou lavouras de produção de grãos.

A cidade que se formou em uma região de muitos conflitos individuais e de interesse político em disputas por terras contestadas, hoje é um oásis instalado entre grandes centros de consumo.