Pompéu, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Pompéu, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Pompéu na região Central Mineira, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Existem várias possibilidades de acesso para a cidade de Pompéu, por Abaeté, Martinho Campos, mas a principal é pela rodovia BR 040 após o trevo para Curvelo entrando pela MG 420 e seguindo por mais 45 Km até o centro da cidade que está a 175 Km da capital Belo Horizonte.

A fazenda Pompéu de propriedade do capitão Inácio de Oliveira Campos desde 1784, ocupava praticamente toda a extensão de onde é hoje o município de Pompéu e depois que o capitão Inácio foi acometido por paralisia, sua esposa Dona Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco assumiu a administração conquistando respeito e influência, se tornando conhecida na região por Dona Joaquina do Pompéu.

A estrada Real dos Montes Claros para Pitangui cortava a Fazenda de Dona Joaquina do Pompéu e em um pequeno Buritizal na Fazenda do Pompéu era usado para descanso de vaqueiros com suas boiadas que deram o nome de referência por Buriti da Estrada onde começou a se instalar algumas famílias.

Joaquim Cordeiro Valadares e Dona Joaquina do Pompéu se juntaram para construir a primeira capela e cemitério do arraial. Joaquim Cordeiro doou mais terras ao patrimônio da capela para que em seu entorno outras famílias construíssem suas casas onde em 1840 foi criada a primeira escola, impulsionando o desenvolvimento do arraial.

Em 1852 Joana Evangelista de Oliveira marcou onde seria erguida a Igreja Matriz e em 1866 o arraial do Buriti da Estrada se elevou a distrito do município de Pitangui com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Pompéu.

Em 1893 a Estrada de Ferro Oeste de Minas inaugura a Estação Ferroviária com o nome de Pompéu e em 17 de dezembro de 1938, Benedito Valadares, Governador de Minas Gerais, desmembra o distrito de Nossa Senhora da Conceição de Pompéu do município de Pitangui para se elevar a categoria de município com o nome de Pompéu. 

Hoje, dezembro de 2024, o município de Pompéu conta com uma população de aproximadamente 32.000 habitantes, com um domínio territorial de 2.554,074Km², em altitude de 670m e é banhado pelos Rios São Francisco, Pará e seus afluentes que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Pompéu são: Felixlândia, Curvelo, Papagaios, Pitangui, Martinho Campos, Abaeté e Morada Nova de Minas.

A base da economia do município de Pompéu é a agropecuária e prestação de serviços.

A pecuária leiteira é a principal atividade geradora de receita do município, mas o município também está inserido na província da ardósia de Minas que é a maior reserva de ardósia do mundo.

Em Pompéu também tem usina de beneficiamento de cana-de-açúcar para produção do biocombustível.

Na agricultura se colhe cana-de-açúcar, mandioca, abacaxi, batata doce, melancia e tomate entre outras culturas.

No turismo são muitas as opções oferecidas pelas belezas naturais como os rios São Francisco, Pará, Peixe, Paraopeba, lago da represa da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, no rio Paraopeba e o Lago da Represa de Três Marias que proporcionam aos visitantes passeios, esportes náuticos e pescaria esportiva além das trilhas para praticantes de esportes radicais e observadores da fauna e flora da região.

Na cidade o Museu e Centro Cultural Dona Joaquina é o mais visitado para quem quer conhecer as peças e documentos de seu acervo histórico desde a formação do povoado do Buriti até a cidade de Pompéu de hoje.

A estrutura da cidade é excelente onde as opções atendem a todo tipo de gosto e exigências desde as hospedagens, restaurantes e bares que apresentam música ao vivo nas noites da encantadora cidade de Pompéu.