Cascalho Rico, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Cascalho Rico, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Cascalho Rico no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Cascalho Rico é feito pela rodovia MG 223 entrando pelo distrito de Santa Luzia, com mais 10 Km até o centro da cidade que está a 543 Km da Capital Belo Horizonte.

As expedições de bandeirantes que partiram da capitania de São Vicente, hoje São Paulo, cruzaram os sertões de Farinha Podre em busca de ouro, prata e pedras preciosas com pouco êxito nos territórios de onde é hoje o Triângulo Mineiro. Bartolomeu Bueno da Silva, o primeiro Anhanguera, é um dos pioneiros que cruzaram estas terras até alcançar o Araguaia em Goiás. Ele recebeu o apelido que significa “Diabo Velho” em uma aldeia dos povos originários em Goiás ao colocar fogo em uma tigela e ameaçar incendiar os rios e as fontes, se os nativos não lhe informassem a origem dos metais que usavam como ornamentos.

Anhanguera pai já era acompanhado por seu filho, do mesmo nome, desde seus 12 anos de idade e quando adulto herdou o apelido e conhecimentos do pai, voltando a explorar a região dos sertões de Farinha Podre e Goiás que o levou a ser nomeado capitão-mor de Vila Boa, por Dom João VI, rei de Portugal.

Como estratégia de segurança no trânsito de comitivas e invasores clandestinos, pelas trilhas das expedições, os bandeirantes traziam nativos pacificados de São Paulo, Mato Grosso e Goiás para conquistar a confiança e liderar as aldeias dos nativos nos sertões de Farinha Podre.

Em 1743, foi criada a aldeia de Rio das Pedras no alto de uma colina e outras duas, Piçarrão e Santana, que mantinham o controle da travessia pelas aldeias.

A aldeia do Riacho se desenvolveu e se tornou distrito de Estrela do Sul em 1890 e em 1923 mudou seu nome para Cascalho Rico.

Em 27 de dezembro de 1948 se desmembra de Estrela do Sul para se elevar a município.

Hoje, agosto de 2024, o município de Cascalho Rico conta com uma população de aproximadamente 3.000 habitantes, com um domínio territorial de 367,732Km², em altitude de 707m e é banhado por rios e córregos que desaguam no rio Paranaíba.

Os municípios que fazem divisa com o município de Cascalho Rico são: Estado de Goiás, Grupiara, Estrela do Sul e Araguari.

A base da economia do município de Cascalho Rico é a agropecuária e prestação de serviços.

A produção de produtos agrícolas do município de Cascalho Rico é bem diversificada. Nas culturas permanentes o café, pastagens e frutas, nas culturas de ciclo curto batata e cebola são as principais, mas os grãos e legumes também dividem a safra e safrinha, no mesmo ano.

Na pecuária o leite e a carne bovina são os principais produtos, mas a suinocultura tem recebido muito incentivo e interesse de produtores locais.

No turismo o Lago da Represa da Emborcação no Rio Paranaíba, que banha grande parte do município, é muito visitado por banhistas, pescadores e praticantes de esportes náuticos.

Assim como você eu também tenho dificuldades em planejar minhas viagens por falta de informações, principalmente em sites de prefeituras que não entenderam ainda que a internet é uma fonte de receita para o município, se alimentassem seus respectivos sites com informações para visitantes e investidores. Enquanto isso não acontece deixamos de conhecer ou usamos as cidades vizinhas como apoio.

A cidade é pequena, muito agradável e oferece hospedagens próximo ao Lago, mas nas festas populares e comemorações religiosas os habitantes da cidade mostram o quanto a simpatia e hospitalidade podem transforma-la em grande oportunidade para passear, morar ou investir em Cascalho Rico.