Apresentação ou Identidade Visual
Conjunto de Informações Visuais
Apresentação ou Identidade Visual
Este vídeo é o quinto elemento que um YouTuber precisa ter muita atenção, pois a identificação e fixação de um conjunto de informações visuais é que levarão seu público, pelas cores, formas e imagens, a lembrar e acessar o seu Canal.
A Identidade Visual vai ser usada na configuração do seu Canal, em cartões de visita, em redes sociais, no seu carro, moto, uniformes, etc.
Depois de definida, a Identidade Visual não deverá sofrer grandes alterações ao longo de sua existência para não desvincular aquela identidade a sua atividade. Isso acontece quando entramos em um determinado canal, que usamos com frequência e, se mudam o visual, saímos julgando ter digitado o endereço errado.
Existem muitas técnicas para harmonizar e compatibilizar cores e formas com uma atividade, mas nem todos temos condições de aprender ou pagar para alguém criar a nossa Identidade Visual. Eu penso que precisamos deixar a nossa criatividade assumir este compromisso e colocar o resultado para apreciação e crítica dos nossos inscritos e, se necessário, mude quantas vezes quiser nos primeiros meses do nosso Canal.
"A falta de dinheiro é o melhor estímulo para iniciantes".
A escolha das cores, duas já é o suficiente.
Criar uma logomarca, um símbolo que irá identificar a sua atividade.
Considerando que o Canal já tenha um nome, as cores e uma logo, vamos então Identificar Visualmente o nosso Canal.
Eu vou usar o meu canal como laboratório, mas é você quem criará a sua Identidade Visual que satisfaça as expectativas do seu objetivo como YouTubers.
Acessamos o YouTube e clicamos na nossa imagem no canto direito superior da página e clicamos em “Seu Canal”.
A barra superior é o banner da capa.
Aqui você pode colocar sua foto ou a logo que vai criar.
Aqui você deve criar uma vinheta para os visitantes que acessam a primeira vez o seu Canal. O texto ao lado você edita quando criar o vídeo desta vinheta.
Abaixo tem os links de todos os vídeos publicados.
Mais abaixo os vídeos mais populares.
Mais abaixo as Playlists.
E finalmente os links de Canais Parceiros.
Nesta página você tem toda liberdade para organizar da maneira que melhor lhe convier, vou lhe mostrar como.
Clique em personalizar o canal.
Na primeira opção no topo “Layout” você poderá:
Escolher um vídeo já publicado ou vinheta para os seus novos visitantes.
Mais abaixo escolher um vídeo já publicado como abertura para visitantes inscritos.
Nas Seções de Destaque você vai criar quantas sessões quiser para ser visto na sua página de abertura. Visite outros canais e escolha o critério que julgar mais eficiente e isto você poderá mudar sempre que quiser e não afetará seus visitantes.
Clique em Branding:
Foto: Aqui você pode escolher uma foto ou logomarca nos seus arquivos. A imagem com até 4 MB com pelo menos 98 x 98 pixels. Use um arquivo no formato JPG, PNG ou GIF (sem animações).
Imagem do Banner: Aqui você vai criar um Banner: Com até 6 MB com pelo menos 2.048 x 1.152 pixels no formato JPG, PNG ou GIF (sem animações).
Marca-d'água do vídeo: Não falaremos disso agora.
As Informações básicas já fizemos na criação do canal. Mas se precisar reveja o segundo vídeo “Criar Canal”.
Clique em publicar e depois em acessar o canal.
No começo do seu canal você pode e deve mudar quantas vezes quiser, mas quando definir, para não confundir os inscritos que já tenha conquistado, se necessário, procure fazer mudanças que não afetem tanto a aparência anterior.
É aqui que você deve decidir o público que gostaria de conquistar, para adequar todas essas informações visuais aos vídeos que irá publicar.