Bela Vista de Minas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Bela Vista de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Este vídeo é uma apresentação do município de Bela Vista de Minas, filmado em solo, em voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O município de Bela Vista de Minas pertence a região do Vale do Rio Doce e está a 127 km da Capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é feito pela rodovia BR 381.

Bela Vista de Minas está no eixo da rodovia BR 381 que corta o Brasil do leste a oeste.

Os pioneiros a ocupar terras na região onde é hoje o município de Bela Vista de Minas foram Belmiro Ferreira, Ricardo Rancheiro e José Modesto de Ávila.

A propriedade de José Modesto se localizava nos limites da divisa com João Monlevade, banhado pelo córrego do Onça onde se formou um arraial com o mesmo nome e em ponto mais elevado foi construída uma capela dedicada a São Sebastião que motivou a mudança de nome do povoado para São Sebastião da Bela Vista.

A implantação da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira em João Monlevade acelerou o desenvolvimento do povoado que se distanciava apenas por 5Km transformando fazendas em ruas, avenidas e loteamentos levantando casas e estabelecimentos comerciais para atender as demandas de funcionários da companhia.

O povoado de São Sebastião da Bela Vista se desmembrou de Nova Era para ser criado o município de Bela Vista de Minas em 29 de abril de 1964.

Hoje, fevereiro de 2024, o município de Bela Vista de Minas conta com uma população se aproximando de 11.000 habitantes, com um domínio territorial de 109,143 Km², em altitude de 690m e é banhado pelo rio Piracicaba que pertence a Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Bela Vista de Minas são: Nova Era, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba, João Monlevade e Itabira.

A economia do município está baseada na agropecuária e prestação de serviços, mas a proximidade com a companhia da Belgo elevou a demanda de produtos de subsistência, indústrias, comércio, oficinas e clínicas.

O município pode ser considerado dormitório pela proximidade com a cidade de João Monlevade, mas é independente nas estruturas de educação e saúde distribuídas em seus 12 Bairros: Bandeirantes, Lages, Serrinha, Córrego Fundo, Maria Marcelina, Senhor do Bonfim, Boa Esperança, Capela Branca, JK, Mato Grosso dos Anjos, Taquaril e Caminho Grande.

Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos a produzir, sob patrocínio.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.