Pedra do Anta, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Pedra do Anta, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Pedra do Anta na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Pedra do Anta é feito pela cidade de Teixeiras com mais 22Km em estrada asfaltada até o centro da cidade que está a 236Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

O major José Luiz da Silva Viana pertencia a Guarda Nacional do Brasil Império e por ter participado na Guerra do Paraguai, também conhecida como Guerra da Tríplice Aliança formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai, entre os anos de 1.864 e 1.870, seu sucesso nas missões do conflito armado lhe rendeu sete léguas de terras na região onde é hoje o município de Pedra do Anta, por cartas de sesmarias que eram títulos de uso e não de propriedade na qual ele já residia como posseiro desde 1.820.

Em 1.829 começou a surgir um povoado no entorno de uma capela aos cuidados do Padre Ângelo da Silva Peçanha para catequisar nativos originários e dar apoio espiritual as famílias de colonos e outras que começavam a se instalar formando um povoado que recebeu o nome de “Anta” sob jurisdição da cidade de Mariana e mais tarde o povoado foi transferido para a cidade de Ponte Nova.

Em 1.943 o povoado do Anta foi novamente transferido para a cidade de Viçosa se elevando a distrito com o nome de São Sebastião de Pedra do Anta.

Em 1.938 foi novamente transferido para a cidade de Teixeiras da qual se emancipou em 30 de dezembro de 1962 para se elevar a categoria de município com o nome de Pedra do Anta.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, maio de 2025, o município de Pedra do Anta conta com uma população de aproximadamente 3.365 habitantes, com um domínio territorial de 163,788Km², em altitude de 680m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado por ribeirões afluentes do rio Casca que pertencem a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Pedra do Anta são Jequeri, Canaã, São Miguel do Anta, Teixeiras e Amparo da Serra.

A cidade de Pedra do Anta, mesmo que muito nova pela data de emancipação, tem no traçado de suas ruas e edificações que se misturam entre o moderno e o colonial que nos permite viajar no tempo a cada metro que vamos conhecendo.

Um casarão em frente a praça da paróquia de São Sebastião de Pedra do Anta, que já teria sido a biblioteca da cidade, pelo tamanho, detalhes das portas e janelas, assim como o acabamento rendilhado do reboco indicam o bom gosto da família que teve o privilégio de viver ali, mas parece esquecido ou interditado por algum motivo que certamente não justificaria deixá-lo às ruínas. 

Economia:

A base da economia do município de Pedra do Anta é a agropecuária, e prestação de serviços. A cultura do café tem tradição no município, mas foi perdendo espaço por doenças, oscilações bruscas de preço, mão de obra e manejo inadequado enquanto a pecuária de corte e leite, por sistema de pastagens extensivas, começaram a ser mais produtivas com melhoramento genético dos rebanhos e uso de tecnologias de ponta.

Turismo:

A agenda de festas populares, eventos culturais, esportivos, exposições e comemorações religiosas, com as tradicionais barraquinhas de artesanatos, comidas regionais e shows se somam aos motivos para você vir se divertir, morar ou investir em Pedra do Anta.