Pequeri, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Pequeri, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Pequeri na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Pequeri é feito a partir da MG 126 entre as cidades de Mar de Espanha e Bicas com mais 9 Km até o centro da cidade que está a 320Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
Os primeiros sesmeiros a se instalar na região, entre os anos de 1.860 e 1.870, onde se formaria o povoado que deu origem a cidade de Pequeri foram o Major Marcelino Dias Tostes da fazenda Piquiri, Manoel Gervásio da Silva Fialho da fazenda São Pedro e a família Dutra de Morais.
Entre as fazendas Piquiri e São Pedro tinha uma várzea onde se instalaram algumas famílias para prestar serviços as fazendas da região e como ali era um marco de divisa entre as fazendas Piquiri e São Pedro, o major Marcelino e Manoel Gervásio resolveram doar as terras da vargem para formar um patrimônio e construir uma capela dedicada a São Pedro dando nome ao povoado de São Pedro do Piquiri.
Piquiri na linguagem dos povos originários significa “rio de peixinhos”.
O povoado de São Pedro de Piquiri se desenvolveu inicialmente pelas atividades agropecuárias e mais tarde a descoberta de jazidas de feldspato, quartzo e calcário atraiu indústrias para beneficiar os minerais alavancando o crescimento do povoado.
Em 1.890 o povoado de São Pedro do Piquiri foi elevado a distrito do município de Juiz de Fora alterando seu nome para São Pedro do Pequeri.
Em 1.911 o distrito foi transferido para o município de Mar de Espanha e em 1.923 foi anexado ao município de Bicas com o nome alterado novamente para apenas Pequeri.
Em 12 de dezembro de 1.953 o distrito de Pequeri se desmembra do município de Bicas para se elevar a categoria de município.
População, área, altitude, rio e confrontantes:
Hoje, julho de 2025, o município de Pequeri conta com uma população de aproximadamente 3.335 habitantes, com um domínio territorial de 90,929Km², em altitude de 651m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Cágado que pertence a bacia do rio Paraíba do Sul.
Os municípios que fazem divisa com o município de Pequeri são: Guarará, Mar de Espanha, Santana do Deserto, Juiz de Fora e Bicas.
Economia:
A base da economia do município de Pequeri é a agropecuária, mineração e prestação de serviços.
Uma cidade ideal prioriza investir em sustentabilidade a partir de uma gestão eficiente e transparente na reciclagem de seus resíduos, manutenção de parques, reservas ambientais e vias públicas, qualidade dos transportes públicos, áreas de esportes, lazer e cultura, assim como segurança e saúde e mesmo que seus recursos sejam incompatíveis com a necessidade, terá o apoio e a participação de seu povo.
A Pequeri que eu conheci se identifica muito com este modelo, com a cidade e habitantes em harmonia e isso se reflete nas imagens, mas estar lá fica bem mais intenso.
Piquiri pode até significar rio de peixes pequenos, mas a cidade de Pequeri não, lá não tem nada de pequeno.