Santana do Manhuaçu, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Santana do Manhuaçu, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Este vídeo é uma apresentação do município de Santana do Manhuaçu, filmado em solo, em voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O município de Santana do Manhuaçu pertence a Zona da Mata de Minas Gerais e está a 315 km da Capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é pela rodovia BR 262 entrando por Reduto e seguindo pela MG 111 por 25 Km.
A origem do município de Santana do Manhuaçu tem início em 1870 com a chegada de imigrantes europeus inicialmente, portugueses e italianos, depois alemães e libaneses ocupando as margens do rio Manhuaçu. Alguns chegaram como posseiros para formar lavouras como alternativa pela escassez na produção do ouro.
Um casal de italianos tomou a iniciativa de doar terras para construção de uma capela dedicada a Santa Ana. Os portugueses para homenagear seu santo de devoção doou terras para construção da capela de Santo Antônio e no entorno das duas começou aglomerar casas de famílias que se fixavam para prestar serviços as lavouras da região dando nome ao povoado de Santana.
O povoado de Santana se desenvolveu no limite dos conflitos de jurisdição provincial entre Minas Gerais e Espírito Santo desencadeando batalhas pelo contestado, finalizando com a definição das divisas em 1963.
Em 1890 o povoado de Santana se eleva a distrito de Manhuaçu e no ano seguinte passa a se chamar Santana de Manhuaçu em referência ao rio Manhuaçu.
Em 1943 o distrito de Santana do Manhuaçu é transferido para jurisdição de Simonésia se desmembrando para se elevar a município em 01 de janeiro de 1962.
Hoje, janeiro de 2024, o município de Santana do Manhuaçu conta com uma população se aproximando de 9.000 habitantes, com um domínio territorial de 346,964 Km², em altitude de 676m e é banhado pelo rio Manhuaçu, córregos e ribeirões afluentes que pertencem a Bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Santana do Manhuaçu são: Conceição de Ipanema, São José do Mantimento, Durandé, Reduto e Simonésia.
A economia do município está baseada na agropecuária e prestação de serviços.
O município se localiza no circuito turístico do Pico da Bandeira, sendo uma região montanhosa e o ecoturismo é bem diversificado para praticantes de trekking, rapel e trilhas com cachoeiras como as do Bonifácio, do Cardoso e a pedra de Santana que é usada para voo livre.
O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos a produzir, sob patrocínio.
Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.