Araponga, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Araponga, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Araponga na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Araponga é feito pela Rodovia BR 482 entre as cidades de Canaã e Fervedouro. A cidade está a 275Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

A expedição do bandeirante paulista Antônio Rodrigues Arzão que partiu de Taubaté, capitania de São Vicente em 1.693, é reconhecida por historiadores como os primeiros exploradores a encontrar ouro em terras que viriam a pertencer a capitania de Minas Gerais.

Em 1.780 o governador da então capitania de Minas Gerais, Rodrigo José de Menezes organizou uma expedição com tropa militar e escravos, chefiada pelo sertanista e capelão Manoel Luiz Branco para explorar ouro na região conhecida na época por Ventania.

A expedição do capelão Manoel Luiz encontrou uma jazida de ouro em terras que pertencia ao coronel Antônio Dias Ferraz, pioneiro na região que atraiu muito interesse de outros mineradores fazendo surgir um povoado que recebeu o nome de Arraial dos Arrepiados. Este nome é uma referência aos nativos originários da tribo Puris que habitavam a região desde a primeira expedição do bandeirante Antônio Rodrigues.

O arraial do Arrepiado teve um crescimento muito rápido e em 1.809 foi construída uma capela dedicada a São Miguel assim como um cemitério, passando a se chamar São Miguel e Almas dos Arrepiados que pertencia ao município de Viçosa e quando o ouro começou a escassear o arraial começou sua decadência até que os proprietários de terras e posseiros da região começaram a formar lavouras de cereais e café.

Em 1.886 o arraial de São Miguel e Almas dos Arrepiados muda de nome para São Miguel do Araponga e em 1.938 é elevado a distrito do novo município de Ervália desmembrado de Viçosa, com o nome de Araponga.

Em 30 de dezembro de 1.962 o distrito de Araponga se desmembra de Ervália para se elevar a categoria de município.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, maio de 2025, o município de Araponga conta com uma população de aproximadamente 8.152 habitantes, com um domínio territorial de 304,421Km², em altitude de 1040m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Santana e ribeirões afluentes que pertencem a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Araponga são Pedra Bonita, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Canaã, Jequeri e Sericita.