Carbonita, MG
História, referências geográficas, econômicas e sociais.
Carbonita, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais
A cidade de Carbonita localiza-se no Vale do Rio Jequitinhonha, está à 425 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O Acesso a cidade é pela BR 451, conforme referência por mapa neste vídeo.
A partir do ano de 1750 sabe-se que os bandeirantes já transitavam pela região, prospectando ouro e pedras preciosas, sem relatos da presença de nativos Botocudos.
Manoel Barreiros é reconhecido como o primeiro a se fixar na região onde é hoje a cidade de Carbonita, se estabelecendo na margem do rio Curralinho. Foi ele quem doou as terras para a construção de uma capela para Nossa Senhora da Conceição, sua santa de devoção, que aos poucos, outras famílias foram se instalando em seu entorno formando o povoado que recebeu o nome de Santíssimo Coração de Jesus das Barreiras em homenagem também ao pioneiro Manoel Barreiros.
O povoado pertencia a Minas novas, mas em 1862 se elevou a distrito e foi transferido para o território de Itamarandiba.
Em 1943 o nome do distrito foi alterado para Carbonita inspirado pelas reservas de carvão mineral existente na região.
Desmembrou-se de Itamarandiba se emancipando em 03 de março de 1963.
Hoje, setembro de 2023, Carbonita tem uma área de 1.454,935 Km2, em altitude de 747m e uma população se aproximando de 10.000 habitantes.
O município é banhado pelos rios Jequitinhonha, São João, Itacarambi, Soledade e pelos córregos Curralinho, Capoeirão, Constantino, Macaúbas, Dois Córregos, Riacho, Retiro e outros.
Os municípios que fazem divisa com Carbonita são: Turmalina, Veredinha, Itamarandiba, Senador Modestino Gonçalves, Diamantina e Bocaiuva.
A economia do município é baseada na agropecuária com produção de carne bovina, café e frutas tropicais.
O eucalipto vem usando a grande extensão do município para expandir as atividades influenciado pelas empresas já instaladas em Itamarandiba e região.
Carbonita é grande fornecedora de plantas para tratamentos fito terapêuticos encontrados em abundância em suas matas, campos e cerrado como: Pata de Vaca, Chapéu de Couro, Doradinha do Campo, etc.
A fauna também é muito diversificada pelo ambiente dos biomas de Mata Atlântica, campos rupestres e cerrado como: Papagaio, Siriema, gavião, coruja, canários e outros.
As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município. Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.