Recreio, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Recreio, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Recreio na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Recreio é feito a partir da BR 116 entre as cidades de Laranjal e Leopoldina com mais 15Km pela MG 454 até o centro da cidade que está a 355Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

Em 1.870 engenheiros começaram a marcar o traçado do ramal da estrada de ferro que passaria por terras onde é hoje o município de Recreio. Na região já existia um pequeno povoado que se formou, com o nome de Conceição da Boa Vista, no entorno de um barraco de pau-a-pique coberto por folhas de palmeiras habitado por alguns mamelucos.

O objetivo do ramal da estrada de ferro era ligar Porto Novo a Cataguases passando pelo povoado de Conceição da Boa Vista, mas os proprietários de uma das fazendas que estava no traçado não permitiram que a estrada passasse por suas terras.

Os irmãos Francisco Ferreira Brito Neto, conhecido por Coronel Chiquinho e Inácio Ferreira Brito, donos da fazenda Laranjeiras, foram procurados pelos engenheiros que explicaram o problema argumentando que a melhor alternativa seria se os irmãos autorizassem a passagem da estrada de ferro por suas terras e foram prontamente autorizados a prosseguir com as marcações.

No período de construção da ferrovia Inácio Brito casou-se, dividindo a propriedade da fazenda Laranjeiras com o irmão Coronel Chiquinho, construindo a sede de sua fazenda a qual deu o nome de Recreio, mas a referência regional continuou a ser a fazenda Laranjeiras, até que em 1.874, em terreno doado por Inácio da fazenda Recreio, para a construção da estação e de um perímetro urbano em seu entorno, foi inaugurada com o nome de “Recreio” para homenagear o doador das terras Inácio Brito.

A estação da estrada de ferro impulsionou o desenvolvimento do povoado Recreio se elevando a distrito de Leopoldina em 1.890.

Em 17 de dezembro de 1.938 o distrito de Recreio se desmembra do município de Leopoldina para se elevar a categoria de município.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, julho de 2025, o município de Recreio conta com uma população de aproximadamente 11.007 habitantes, com um domínio territorial de 234,240Km², em altitude de 250m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Pomba e afluentes que pertencem a bacia do Rio Paraíba do Sul.

Além da sede o município de Recreio tem os distritos de Angaturama e Conceição da Boa Vista.

Os municípios que fazem divisa com o município de Recreio são Pirapetinga, Leopoldina, Laranjal, Palma e o estado do Rio de Janeiro.

Economia:

A base da economia do município de Recreio é a agropecuária e prestação de serviços.

Eu entendo e até concordo com a identificação por padrões para se armazenar dados de produtos, também reconheço que ao me tornar usuário de telefone celular, computador e televisões Smart, me torno um produto ao me cadastrar em bancos, lojas, aplicativos, clínicas, planos de saúde entre outros ou tudo que se pode fazer a partir de equipamentos eletrônicos.

Eu não vejo nenhum risco no universo virtual que não exista no mundo real, mas existem duas razões para que eu prefira ser um produto virtual do que uma vítima no mundo real. Vou explicar:

No mundo real um golpe pode ser fatal, no virtual, nunca!

No mundo real os maus criam álibis, se disfarçam e apagam rastros. No mundo virtual a diferença está nos registros digitalizados que são rastros que não se apagam, possibilitando uma identificação muito mais rápida do infrator, a única regra que eu uso no mundo virtual é nunca querer ser esperto ou me passar por ingênuo.

Entrei neste assunto por perceber muitos comentários de pessoas que escrevem que em sua cidade não tem empregos ou oportunidades e é uma realidade sim, se não nos prepararmos para este mundo informatizado, mas com um pouco de criatividade, interesse pelo assunto e dedicação, qualquer pessoa poderá deixar de ser só um produto ou decidir em qual vitrine gostaria de se expor.