Catas Altas - MG

Morro da Água Quente e Santuário do Caraça

Catas Altas - MG

A cidade de Catas Altas, distrito de Morro da Água Quente e Santuário do Caraça, na região leste de Minas Gerais é o conteúdo deste vídeo onde apresentamos um resumo de sua história, população, estradas, mapa ilustrativo, referencias geográficas, hídricas, culturais e econômicas.

É muito comum em viagens onde o roteiro e tempo não nos permite conhecer as cidades à margem da estrada, com os nossos vídeos pretendemos lhe dar esta oportunidade e quem sabe na próxima passagem lhe motivar a entrar.

A história conta que em 1.702 o Bandeirante português Domingos Borges teria descoberto na base da Serra do Caraça minas com potencial para exploração de ouro e em 1.703, Domingos Borges fundou o Arraial Nossa Senhora da Conceição das Catas Altas onde o primeiro registro de batismo se deu em 1.712 celebrado na antiga Matriz de Nossa Senhora de Conceição.

Em 1.718, o arraial foi elevado à freguesia através de medidas da administração colonial. O município de Catas Altas foi desmembrado de Santa Bárbara e emancipado em 21 de dezembro de 1.995 com um domínio territorial de 240 Km2, com altitude de 745m em sua área urbana e máxima de 2.081m na Serra do Caraça.

Sua população atual, em junho de 2023 é de aproximadamente 6.000 habitantes.

Os municípios limítrofes são: Santa Bárbara, Alvinópolis e Mariana. A Serra do Caraça em Catas Altas é também um berçário de nascentes com cachoeiras como a do Maquiné, da Garganta, do Quebra Dedo, do Valério, do Bileto, do Tamanduá, do Paraíso, do Campo Grande, da Bocaina, Cascatona e Cascatinha que formam o Ribeirão Maquiné, Córrego Tabuões, do Caraça, do Tamanduá, da Verruguinha e do Mosquito, assim como o Poço de Água Quente, Lagoa do Guarda-Mor, Piscina Natural e Banho do Belchior.

O visual privilegiado da Serra do Caraça ainda abriga o Parque Natural do Caraça que possui áreas de transição entre Mata Atlântica e Cerrado com 11.233 ha, onde se localiza o Santuário do Caraça e o Campo das Antas.

A mineração ainda é uma das principais atividades no município, mas a agricultura e pecuária vem apontando novos caminhos para preservação do que restou, de maneira sustentável. O vinho de Jabuticaba já é uma das maravilhas produzidas na região que atrai muitos turistas e divisas para o município.

Uma outra curiosidade que deveria ser melhor conduzida é o Bicame de Pedra. O Bicame de Pedra é uma técnica criada pelos Romanos para transportar água (aqueduto). Este em Catas Altas foi construído por escravos na década de 1890 para levar água da Serra do Caraça até a localidade de Brumado para lavar o ouro. Atualmente o Bicame de Pedra de Catas Altas tem pouco mais de 200m e mesmo assim não tem quem não se surpreenda com a engenhosidade, paciência e persistência dos nossos antepassados.

Morro da Água quente é um distrito de Catas Altas de beleza singular, emoldurado também pelo imenso paredão de pedras da Serra do Caraça. Seu nome se deve pelas fontes termais que existiam nas redondezas, mas foram soterradas pelas escavações na exploração do ouro na região, no século XVIII, que deixaram também muitas construções em pedras, feitas por escravos como muros, caixas d’água e moinhos de pedras para lavagem do ouro.

Com certeza a cidade tem muito mais para ser mostrado e por isso convido você que é da região, a completar nos comentários, as informações que o nosso visitante poderia ser motivado a visitá-la. Fale do seu restaurante, pousada, comércio ou prestação de serviços assim como as belezas naturais, festas e eventos que estão por acontecer.