Itanhomi, MG

Cidade para passear, morar e investir

Itanhomi, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Itanhomi na mesorregião do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Itanhomi é feito pela cidade de Capitão Andrade, pela rodovia LMG 766 por mais 17Km ou pela cidade de Tarumirim com 23 Km por estrada de terra até o centro da cidade que está a 315Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

A região onde é hoje o município de Itanhomi começou a ser ocupada por colonos a partir do final do século XIX, com resistência dos nativos originários Botocudos que aos poucos foram migrando para outras regiões permitindo a fixação de famílias que se apossavam de terras para iniciarem atividades agrícolas.

Em 1906 um agrupamento de casas que se formou na margem do córrego que cortava a região começou a desenvolver um povoado com famílias para trabalhar nas fazendas da região e comerciantes que deram nome ao povoado de Queiroga.

Queiroga é uma espécie de arbusto com flores brancas de origem portuguesa que pode ter inspirado na sugestão do nome do povoado.

Em 1906 com a chegado do padre Modesto Vieira no povoado, os habitantes construíram uma capela para consolidar o povoado.

Com a construção da Estrada de Ferro Vitória Minas na região, as atividades de extração de madeiras, minerais, e a produção agrícola ganhou um forte impulso iniciando vários povoados no entorno das estações que rapidamente se elevaram a cidade pelo crescimento da população e desenvolvimento econômico.

O povoado de Queiroga também se beneficiou da proximidade deste recurso de transporte podendo produzir mais com garantia de escoar sua produção para grandes centros de consumo.

O povoado de Queiroga chegou a se elevar a município com o nome de Itanhomi em 1926, mas com as divergências políticas da época o município foi extinto para recriar o distrito de Itanhomi pertencendo ao município de Tarumirim.

Em 1º de janeiro de 1.949 o distrito de Itanhomi se desmembra de Tarumirim para se elevar a categoria de município.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, maio de 2025, o município de Itanhomi conta com uma população de aproximadamente 12.228 habitantes, com um domínio territorial de 488,843Km², em altitude de 253m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado pelo ribeirão Queiroga afluente do Rio Caratinga que pertence a bacia do Rio Doce.

Além da sede o município de Itanhomi tem os distritos de Edgar de Melo e São Francisco do Jataí.

Os municípios que fazem divisa com o município de Itanhomi são: Tumiritinga, Conselheiro Pena, Tarumirim, Engenheiro Caldas e Capitão Andrade.

Economia:

A base da economia do município de Itanhomi é a agropecuária e prestação de serviços. A produção de artesanatos, o comércio e as indústrias também contribuem significativamente gerando emprego e renda para o município.

Turismo:

As belezas naturais das montanhas, vales, rios e cachoeiras do município são muito procuradas por observadores da fauna e flora, trilheiros e praticantes de esportes radicais.

A cidade tem uma boa estrutura para receber visitantes com restaurantes e hospedagens para satisfazer a todo tipo de gosto e exigências.

A agenda de festas populares, eventos culturais, esportivos, exposições e comemorações religiosas, com as tradicionais barraquinhas de artesanatos, comidas regionais e shows se somam aos motivos para você vir se divertir, morar ou investir em Itanhomi.