Governador Valadares – MG

Cidade e lugares para passear, morar e investir.

Governador Valadares – MG, cidade e lugares para passear, morar e investir.

O município de Governador Valadares localiza-se no Vale do Rio Doce, na região leste de Minas Gerais, está a 320 Km da capital Belo Horizonte e o acesso é feito pela BR 381 ou BR 116 conforme referências por mapa neste vídeo.

A ocupação e colonização da região onde é hoje a cidade de Governador Valadares começou pelo desbravamento a partir do início do século XVI pela expedição chefiada por Sebastião Fernandes Tourinho subindo pelas margens do rio Doce até alcançar a barra do rio Santo Antônio.

No início do século XVII, os conflitos constantes com os Povos Originários, tratados pelos portugueses por “Botocudos”, das tribos Krenák ou Borun, os aventureiros que garimpavam clandestinamente e os bandos que saqueavam as cargas de ouro e pedras preciosas, levaram a Coroa Portuguesa a proibir a formação de povoados na região instalando diversos quartéis como o de Baguari e o de Figueira, para dar segurança as tropas do governo.

Com a decadência na produção de ouro, em 1755 a região foi liberada para formação de povoados e no entorno do quartel de Baguari e de Figueira (atual sede de Governador Valadares) começou a se formar os povoados.

Em 1884 se elevou a distrito de Peçanha com o nome de Santo Antônio da Figueira.

Em 1907 foi instalada a estação ferroviária da Estrada de Ferro Vitória-Diamantina, às margens do rio Doce na localidade chamada Derribadinha e logo depois da construção da ponte sobre o Rio Doce foi inaugurada a estação de Figueira em 1910.

A partir da estação o povoado de Santo Antônio da Figueira se desenvolveu rapidamente como uma central de distribuição de mercadorias de toda espécie.

Em 1935 se desmembrou de Peçanha se elevando a município com o nome de Figueira que em 30 de janeiro de 1938 em homenagem ao governador Benedito Valadares passou a ser o município de Governador Valadares.

Hoje, novembro de 2023, o município de Governador Valadares conta com uma população se aproximando de 260.000 habitantes com um domínio territorial de 2.342,325 Km², em altitude de 170m e é banhado pelo rio Doce e seus afluentes que fazem parte da bacia do rio Doce.

Os municípios confrontantes de Governador Valadares são: Frei Inocêncio, Jampruca, Nova Módica, São Félix de Minas, Divino das Laranjeiras, Galiléia, Tumiritinga, Alpercata, Fernandes Tourinho, Periquito, Açucena, São Geraldo da Piedade, Santa Efigênia de Minas, Sardoá, Coroaci, Marilac e Mathias Lobato.

A economia do município de Governador Valadares é bem diversificada por ser um polo centralizador com muitas indústrias de transformação, fortíssimo comercialmente, prestação de serviços e a agropecuária com alta participação e é uma cidade com uma fantástica estrutura de ensino, saúde e turismo.

As exposições, feiras, campeonatos esportivos, shows, manifestações culturais, festas populares e comemorações religiosas são sempre muito frequentadas.

É claro, como toda cidade grande os Valadarenses enfrentam muitos desafios de ordem natural e administrativa, mas nada que possa ofuscar o brilho desta bela cidade do Leste Mineiro.

As informações neste vídeo serão atualizadas periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.