Açucena, MG

História, referências geográficas, econômicas e sociais.

Açucena, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais.

A cidade de Açucena localiza-se no Vale do Rio Doce, está à 280 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte e faz parte do Colar Metropolitano do Vale do Aço. O Acesso a cidade é pela LMG 758, conforme referência por mapa neste vídeo.

O local onde é hoje a cidade de Açucena foi usado como abrigo pelos exploradores proibidos de atuarem em Serro, Conceição do Mato Dentro e Diamantina. Se fixaram na região onde havia pesca com fartura, e terras férteis para plantar mandioca, milho e feijão.

O local foi reconhecido como povoado só em 1860 com o nome de Travessão e pertencendo a Guanhães.

Se elevou a distrito de Guanhães em 1891. Em 31 de dezembro de 1943 emancipou-se de Guanhães com o nome de Açucena.

Hoje, setembro de 2023, o município de Açucena tem um domínio territorial de 815,422 Km2, em altitudes que variam de 480m na margem do rio Doce, 1062m próximo da nascente do córrego Marimbondo e 480m no centro urbano.

O município é banhado pelos rios: Santo Antônio e Correntes, pelos ribeirões Travessão, Açucena, Bom Sucesso, Pompeu, Belo Monte e Saião.

A população de Açucena se aproxima de 10.000 habitantes e tem como confrontantes os municípios de: Santa Efigênia, São Geraldo da Piedade, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Mesquita, Joanésia, Braúnas, Guanhães e Gonzaga.

A economia de Açucena se apoia na agropecuária. São grandes as extensões de terra em pastagem e eucaliptos, estes para atenderem as demandas da companhia de celulose na região.

O município também tem uma grande reserva intocável de Salitre e Caulim.

A rodovia LMG 758 corta o município de Norte a sul e nesta estrada, entre Virginópolis e Açucena, existe uma serra com descidas e subidas bem fortes e lentas que exige muita paciência e cuidado, principalmente por ser muito intenso o tráfego de caminhões pesados.

O relevo montanhoso e rios de bom volume atrai muitos praticantes de esportes radicais e pescadores.

As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município. Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.