Serro, MG

História, referências geográficas, econômicas e sociais.

Serro, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais.

A cidade de Serro localiza-se no Vale do Rio Jequitinhonha, na serra do Espinhaço, está à 330 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O Acesso a cidade é pelas rodovias MG 010 e BR 259 conforme referência por mapa neste vídeo.

O Arraial do Ribeirão das Minas de Santo Antônio do Bom Retiro do Serro do Frio foi o primeiro nome dado na formação do povoado onde é hoje a cidade do Serro, que começou a se formar em 1701, próximo das nascentes do Rio Jequitinhonha, quando uma expedição chefiada pelo Guarda-mor Antônio Soares Ferreira fincou a bandeira a serviço da coroa portuguesa em uma local, que chamavam de Ivituruí, onde descobriram jazidas de ouro, criando ranchos para a exploração na parte de baixo e de cima em Ivituruí.

A produção do ouro atraiu muitos outros que se fixaram desenvolvendo rapidamente o povoado.

A africana Jacinta Siqueira tem destaque na história da fundação do povoado, como tronco matriarcal, gerando descendentes com riqueza e influência na política do Brasil. Além do ouro, na região onde é hoje Milho Verde, descobriram também jazidas de diamante fazendo da região um polo de desenvolvimento, riqueza e muita desordem fazendo merecer uma atenção especial das autoridades que nomearam o sargento-mor Lourenço Carlos Mascarenhas e Araújo como superintendente.

Em 1714 o povoado foi elevado a vila com o nome de Vila do Príncipe.

Em 6 de março de 1838 foi elevado a cidade com o nome de Serro.

Hoje, setembro de 2023, o município de Serro tem um domínio territorial de 1.217,645 Km2, em altitude entre 835m a 2002m, com uma população na sede e seus distritos se aproximando de 21.000 habitantes.

O município é banhado pelos rios do Peixe que pertence a bacia do rio Doce e pelo rio Jequitinhonha que pertence a bacia do Jequitinhonha.

Os municípios que fazem fronteira com o Serro são: Couto de Magalhães, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Sabinópolis, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Presidente Kubitschek, Datas e Diamantina.

Os distritos de Três Barras e Milho Verde, por merecerem uma atenção especial, serão mostrados na íntegra em outra postagem neste canal.

A Economia do município do Serro tem uma forte influência do turismo histórico, mas a agropecuária, com destaque ao produto Queijo do Serro que dão fama e tradição a cidade, é a base de sua economia.

O turismo histórico com seus casarões, museus, igrejas e ruas de pedras marcam a importância da cidade no período de colonização de Minas Gerais fazendo parte do circuito da Estrada Real e do Caminho do Diamante.

A natureza exuberante entre montanhas, vales e chapadas construiu cachoeiras como as: Cachoeira do Moinho, do Lajeado, do Carijó e do Tempo Perdido em Capivari, aos pés do Pico do Itambé, com 2052m de altitude, no Parque estadual do mesmo nome que divide as bacias do Rio Jequitinhonha e do Rio Doce.

As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município. Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.