Lajinha, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Lajinha, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Este vídeo é uma apresentação do município de Lajinha filmado em solo e voo panorâmico com drone, narrado com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O município de Lajinha pertence a Região da Zona da Mata de Minas e está a 340 Km da Capital Belo Horizonte.

O acesso a cidade de Lajinha pela BR 262 a partir da localidade de Pinheiro de Minas, que pertence a cidade de Martins Soares, é feito pela MG 108 em 31 Km (asfaltado).

A formação do povoado que deu origem a cidade de Lajinha começou em 1882 após a morte do proprietário das terras no local, o comendador Leite, onde seus herdeiros abandonaram a propriedade no final da escravatura.

Em 1910, Antônio Pedro Garcia, genro do comendador Leite, doou terras para Francisco Mateus Laranja e José Lucas de Barros para se fixar na região onde 1 alqueire das terras seria para construção de uma capela homenageando Nossa Senhora de Nazaré.

O povoado se desenvolveu com o nome de Lajinha do Chalé e em 1929 seu nome foi reduzido para Lajinha.

Em 17 de dezembro de 1938 desmembrou-se de Ipanema se elevando a município.

Hoje, janeiro de 2024, o município de Lajinha conta com uma população se aproximando de 20.000 habitantes, com um domínio territorial de 431,920 Km², em altitude de 500m, é banhado pelo ribeirão São Domingos que pertence a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com Lajinha são: Mutum, Estado do Espírito Santo, Durandé e Chalé.

A base da economia do município é a prestação de serviços e a agropecuária sendo o café o principal produto.

Com um relevo bem montanhoso, a Pedra Torta se destaca com 1189m de altitude podendo ser vista de vários pontos da cidade e o município de Lajinha com estas características se torna uma excelente opção para o turismo ecológico e praticantes de esportes radicais.

As festas populares e as comemorações religiosas com música, barraquinhas de comidas regionais e artesanatos completam os motivos para você querer conhecer, morar ou investir em Lajinha.

O Canal Naeco faz postagens de cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo, mas sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos a produzir, sob patrocínio.

As informações neste vídeo serão atualizadas periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para que os nossos espectadores, possam ser motivados a conhecer, morar ou investir em sua cidade.