Pirajuba, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Pirajuba, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Pirajuba na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O principal acesso para a cidade de Pirajuba é feito pela rodovia BR 262, a partir de Campo Florido, pela MGC 455 por 26Km e a cidade está a 570Km da capital Belo Horizonte.

As invasões europeias no continente Americano e pontualmente no Brasil, deixaram muitas informações inconsistentes em nossa história. Índios, os povos originários, foram tratados assim por um erro de rota, quando os portugueses buscavam novos caminhos marítimos para a Índia, aportando em nosso litoral como se tivessem conseguido. Ao tomar consciência do erro continuaram a usar a expressão “índio” aos nativos por serem pessoas estúpidas, sem pudor e violentos. Bem! Violentos já sabemos quem eram por quase dizimar com os povos originários. Estúpidos por não terem a ambição de vender suas matas, ouro ou pedras preciosas? Despudorados por viver em terras tropicais que nos dias atuais enchem piscinas e praias com homens, mulheres e crianças com tão pouca roupa quanto?

Não temos como avaliar como seria “se fosse assim ou assado”, mas podemos afirmar que cada um de nós, nascido em solo mineiro, somos agora o povo originário de Minas Gerais, uma mistura de raças e culturas que herdamos e precisamos nos orgulhar, mesmo sendo um povo simples e carente, mas com força e capacidade para ser tudo o que queremos ser. Nosso estado é jovem, rico em recursos naturais e oportunidades infinitas, mas precisamos ser dignos do que temos e somos mesmo ainda sendo visto por alguns como estúpidos, violentos e sem pudor, mas somos um dos maiores exportadores de minério de ferro, nióbio, ouro, soja, café e proteína animal do “Mundo”.

A região onde é hoje o município de Pirajuba começou a ser ocupado depois de 1816 quando o território conhecido por Farinha Podre passou a integrar a capitania de Minas Gerais com o nome de Triângulo Mineiro. As expedições para exploração de ouro e diamantes começaram a encantar algumas famílias que foram se instalando pela beleza, qualidade das terras, fartura em água e madeira para construir suas casas iniciando atividades de plantios de cana-de-açúcar e criação de animais.

As irmãs Bárbara e Esídia Rodrigues doaram terras para formar o patrimônio onde seria construída a capela dedicada a Nossa Senhora da Abadia onde se desenvolveu um povoado em seu entorno com o nome de Buritis e mais tarde alterado para Dourados.

O povoado foi elevado a distrito de Conceição das Alagoas em 1938 com o nome de Pirajuba, se desmembrando em 12 de dezembro 1953 para se elevar a categoria de município.

Hoje, janeiro de 2025, o município de Pirajuba conta com uma população de aproximadamente 6.500 habitantes, com um domínio territorial de 331,793Km², em altitude de 534m, é banhado por rios, córregos e ribeirões que pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Pirajuba são: Campo Florido, Conceição das Alagoas, Planura e Frutal.

A base da economia do município de Pirajuba é a agropecuária e prestação de serviços.

A cana-de-açúcar é o principal produto do município acompanhado pela pecuária bovina e criação de aves e suínos.

Os municípios mineiros na área de turismo se identificam entre os atrativos históricos, empresarial, religioso e natural. Em Pirajuba o destaque é a natureza de seus rios, cachoeiras, montanhas para observadores da fauna e flora, trilheiros e praticantes de esportes radicais.

Na cidade as igrejas, casarões e praças além de passeios também se transformam em palco de eventos culturais, festas populares e comemorações religiosas com tendas de artesanatos e comidas regionais com shows para você vir se divertir, morar ou investir em Pirajuba.