São José do Goiabal, MG

História, referencias geográficas, econômicas e sociais.

São José do Goiabal, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.

São José do Goiabal localiza-se no Vale do Rio Doce, está à 180 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte e o acesso principal é pela rodovia BR 262 entre as cidades de João Monlevade e Rio Casca, seguindo pela rodovia MG 320.

A região onde é hoje a cidade de São José do Goiabal era habitada pelos Povos Originários “Botocudos”, denominação criada pelos portugueses que exploraram a região no início do século XIX quando Portugal distribuiu áreas de sesmarias (6.500m2) para quem quisesse trabalhar a terra, com culturas de subsistência, já que a corrida ao ouro estava em decadência.

Os relatos da época dizem que os primeiros a receberem suas sesmarias não conseguiram permanecer em suas terras, por conflitos permanentes com os nativos Botocudos e fugiram da região deixando seus escravos que formaram o primeiro povoado com características de Quilombo, nomeando-o de Goiaba por ter ali muitas goiabeiras nativas.

Em 1914 Manuel Ribeiro da Torre Junior, sua esposa e seu filho José Cesário, se instalaram na região, iniciando atividades agropecuárias, atraindo outras famílias dando consistência ao povoado com instalação de comércio e produção de artesanatos.

Com o nome de Santa Isabel, depois Juiraçu e Goiabal tornou-se distrito de São Domingos do Prata.

Em 12 de dezembro de 1953 se emancipou com o nome de São José do Goiabal, com um domínio territorial de mata atlântica com 189,578 Km2, altitude de 287m na área urbana chegando a 820m na serra da Cachoeirinha.

O município pertence ao colar metropolitano do Vale do Aço e a sua população atual, julho de 2023, se aproxima de 6.000 habitantes.

O município é banhado pelo ribeirão do Sacramento, córrego do Açude e rio Doce que fazem parte da Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem fronteira com São José do Goiabal são: Dionísio, São Pedro dos Ferros, Rio Casca e São Domingos do Prata.

A agropecuária e a prestação de serviços se destacam na economia de São José do Goiabal na produção de carne, leite, mel, cana, milho, mandioca, alho, feijão, banana e outros.

O artesanato de bordados e tapeçaria também contribuem para a economia do município assim como os grupos de teatro, bandas musicais, orquestras e corais que se apresentam nas festas populares, comemorações religiosas e cívicas atraindo muitos visitantes e renda para São José do Goiabal.

Se você é da região e quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.