Serra do Cipó, MG

Região, Distrito e Parque da Serra do Cipó.

Serra do Cipó, MG – Região, Distrito e Parque da Serra do Cipó.

A Região da Serra do Cipó é formada por cinco municípios, Santana do Riacho com 676, 76 Km2, Jaboticatubas com 1.114,9 Km2, Nova União com 172,13 Km2, Itambé do Mato Dentro com 381 Km2 e Morro do Pilar com 476,47 Km2.

A Serra do Cipó é uma formação montanhosa que divide as bacias hidrográficas do rio São Francisco e do rio Doce, com duas reservas ambientais, o Parque Estadual da Serra do Intendente e o Parque Nacional da Serra do Cipó.

A região da Serra do Cipó é cortada pela rodovia MG 010 que liga Belo Horizonte a Conceição do Mato Dentro, onde no Km 117 se encontra uma estátua a 1320m de altitude em homenagem a “Juquinha” (José Patrício), um lendário andarilho contador de histórias que morou e viveu pelas montanhas da região. A estátua com 3 metros de altura, foi criada pela artista plástica Virgínia Ferreira a pedido das prefeituras de Morro do Pilar e Conceição de Mato Dentro.

O centro urbano e turístico da região é o distrito de Serra do Cipó, mas seu nome de origem era Cardeal Mota, que pertence ao município de Santana do Riacho.

O distrito é um planalto com altitude média de 830m, cercado por montanhas e picos que chega a 1.670m de altitude, com fazendas, sítios e chácaras espalhados por toda a sua extensão.

No centro urbano, pousadas, lojas, supermercados, bares e restaurantes de muito bom gosto, na aparência e sabor, para satisfazer residentes e turistas que circulam permanentemente em suas ruas e avenidas.

O Parque Nacional da Serra do Cipó, com 33.800 hectares de cerrado e campos rupestres, foi criado para preservar e proteger a fauna e flora brasileira, com muitas espécies endêmicas ameaçadas de extinção, sendo 1.700 delas já estão cadastradas.

São várias as entradas para visitantes no Parque da Serra do Cipó, mas a principal, o acesso é pela rodovia MG 010 no Km 94 e mais a 3 Km até a portaria onde existe um estacionamento. A partir do estacionamento tudo deve ser feito por caminhada, em qualquer uma das portarias.

Tudo bem planejado e com disponibilidade de tempo e resistência física, será devidamente recompensado pelas incontáveis belezas naturais como as nascentes, rios, cachoeiras, canions, cavernas, sítios arqueológicos, piscinas naturais, lagoas, mirantes, etc.

A entrada é a partir de 8:00 horas e a saída até as 17:00 horas. O limite diário é de 150 visitantes e não existe agendamento prévio para visitantes.

Para maiores informações entre no site:

www.icmbio.gov.br/parnaserradocipo/guia-do-visitante.html

 Se você, que é da região, quiser corrigir ou adicionar alguma informação, use a sessão de comentários. Você pode também escrever sobre seu restaurante, pousada ou produtos que os nossos espectadores, possam precisar em suas visitas.