São José do Divino, MG

Cidade para passear, morar e investir.

São José do Divino, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de São José do Divino na mesorregião do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de São José do Divino é feito pela rodovia MG 311 entre as cidades de Nova Módica e Itabirinha e está a 443Km da capital Belo Horizonte.

O capitão Messias Gonçalves e sua tropa saíram de Itambacuri em 1932 rumo a região onde é hoje o município de São José do Divino e encontraram algumas famílias já instaladas para formar suas fazendas, entre elas as de José Moreira, Manoel Ribeiro Viana, Dornélio Martins da Cruz, João Ciriaco e Machado Oliveira. Como foram muito bem recebidos pelos colonos resolveram passar alguns dias tomando posse de terras e demarcando para distribuir entre famílias que procuravam o local para se instalar iniciando a formação de um povoado que recebeu o nome de São José do Divino homenageando o santo que já emprestava seu nome ao ribeirão que cortava as terras demarcadas pelo capitão Messias.

Por iniciativa de Dornélio Martins foi construída a capela do povoado onde em 1935 o padre Inocêncio de Cômisa do povoado de São Jorge (Nova Módica) celebrou a primeira missa e sugeriu a construção da estrada para ligar os povoados a Itambacuri, sede de jurisdição da região que foi concluída em 1942.

O povoado cresceu e se desmembrou da cidade de Itambacuri em 30 de dezembro de 1962 para se elevar a categoria de cidade incorporando o distrito de Machado que se originou em 1930 na fazenda da família Machado Oliveira distante da sede São José do Divino por 18Km onde se localiza o imenso afloramento rochoso conhecido por Pedra Riscada.

Hoje, fevereiro de 2025, o município de São José do Divino conta com uma população de aproximadamente 3.464 habitantes, com um domínio territorial de 326,230Km², em altitude de 340m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado pelo ribeirão São José do Divino que pertence a bacia do Rio São Mateus.

Os municípios que fazem divisa com o município de São José do Divino são: Ataléia, Itabirinha, Mendes Pimentel, São Félix de Minas, Nova Módica, Pescador e Frei Gaspar.

A base da economia do município de São José do Divino é a agropecuária e prestação de serviços.

A cadeia de montanhas que cerca a cidade de São José do Divino é uma das mais belas paisagens que eu vi em minhas viagens, principalmente nesta época do ano quando eu fiz a filmagem, (janeiro de 2025), após um período longo de chuvas. Os tons do verde contornando os afloramentos rochosos e o azul do céu, mesmo que eu fosse um excelente fotografo, e sei que estou muito longe disso, não conseguiria transmitir tanta beleza quanto se pode vivencia-la.

É uma região com muitas possibilidades para observadores da fauna e flora, praticantes de esportes radicais e fotógrafos, claro!