Periquito, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Periquito, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Apresentamos neste vídeo a cidade de Periquito, sua história, referências geográficas, econômicas e sociais.
Em 1939 o fazendeiro Waldemiro Barrel doou parte de sua fazenda para cumprir uma promessa a São Sebastião. Ali começou o povoado com pessoas atraídas pelas terras de boa fertilidade próximo ao Rio Doce com topografia ideal para desenvolvimento de atividades agropecuárias. A passagem da Estrada de Ferro Vitória Minas fez o povoado se desenvolver rapidamente recebendo o nome de Periquito, ave muito comum na região.
O município de Periquito foi desmembrado de Açucena em 21 de dezembro de 1995 com um domínio territorial de 228,9 Km2, em uma altitude de 231m e uma população em junho de 2023 se aproximando de 7.000 habitantes.
A cidade é cortada pela BR 381, banhada pelo Rio Doce e os municípios confrontantes são: Governador Valadares, Fernandes Tourinho, Sobrália, São João do Oriente, Naque e Açucena.
Economicamente a produção de madeira e culturas de subsistência fazem da agropecuária a principal atividade do município, mas as indústrias moveleiras, de celulose e carvão asseguram receita em empregos para acidade.
A cidade de Periquito tem todos os requisitos necessários para instalação de médias e grandes empresas como um grande território, excelente topografia, boas rodovias e proximidade a grandes centros como Governador Valadares além de pertence ao Colar Metropolitano do Vale do Aço.
Neste resumo podemos cometer erros ou injustiças por omissão de contexto, por isso sugerimos a você que é da região, escrever nos comentários o que julgar necessário, se quiser, você pode também falar de seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores possam precisar em visitas a sua cidade.