São Félix de Minas, MG
Cidade para passear, morar e investir.
São Félix de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de São Félix de Minas na mesorregião do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de São Félix de Minas é feito pela rodovia MG 417 a partir da cidade de Mendes Pimentel com mais 12Km até o centro da cidade que está a 400Km da capital Belo Horizonte.
Capuchinhos italianos vieram para Minas Gerais para formar colônias de imigrantes Italianos em terras doadas pelo governo de Minas, mas não se concretizou e começaram a distribuir as terras recebidas entre colonos locais dando origem a alguns povoados na região.
Onde é hoje o município de São Félix, em 1929, já existia a fazenda do Sr. Messias Gonçalves, de origem espanhola que recebeu a visita de Frei Gaspar de Módica que estava em uma expedição com o propósito de criar uma estrada que ligasse Itambacuri ao Rio Doce. O Espanhol Messias se prontificou a doar terras para a formação do patrimônio onde seria erguida uma capela.
O primeiro a se instalar no patrimônio que recebeu o nome de São Félix, foi o Sr. Alacrino M. Brito onde foi celebrada uma missa por Frei Gaspar, com altar improvisado nas margens do córrego onde o povoado nasceu.
Em 1932 foi inaugurada a capela do povoado, construída pelos senhores Lourenço Gonçalves, Antônio Pomarolli, Custódio José da Costa, Macionil José de Bastos entre outros.
O povoado de São Félix se elevou a distrito de Mendes Pimentel em 1962 mudando seu nome para Frei Jorge em homenagem ao capuchinho que celebrava as missas no povoado.
Em 21 de dezembro de 1995 o distrito de Frei Jorge se desmembra de Mendes Pimentel para se elevar a categoria de cidade com o nome de São Félix de Minas.
Hoje, fevereiro de 2025, o município de São Félix de Minas conta com uma população de aproximadamente 3.382 habitantes, com um domínio territorial de 165,744Km², em altitude de 550m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado pelo rio São Félix e ribeirão São Domingos que pertence a bacia do Rio Doce
Os municípios que fazem divisa com o município de São Félix de Minas são: São José do Divino, Mendes Pimentel, Divino das Laranjeiras, Jampruca e Nova Módica.
A base da economia do município de São Félix de Minas é a agropecuária e prestação de serviços.
O povo festeiro de São Félix de Minas, uma característica marcante da influência da cultura italiana, tem muita tradição em comemorações religiosas, quadrilhas e o destaque é a festa do Agricultor quando se realiza rodeios, corridas de argolinhas, bailes e forró. O senhor José Francisco de Souza, “Juca Sapateiro”, é um dos maiores incentivadores da festa que atrai muitos visitantes para a cidade.
A cidade também promove campeonatos regionais de futebol, Jogos de cartas e “malhas” que movimenta atletas e jogadores de todas as idades de cidades vizinhas.