Araújos, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Araújos, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Araújos no centro oeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Araújos é feito pela rodovia MG 252 entre as cidades de Perdigão e o trevo da MG 164 e está a 151 Km da capital Belo Horizonte.

Imaginar que a pouco mais de trezentos anos, no início do ano de 1.700, por estas estradas, que eram apenas trilhas entre matas, por onde passavam tropas e comitivas de bandeirantes em busca de riquezas, enfrentando os povos originários, doenças, ataques de animais selvagens e muitas outras dificuldades como atravessar rios, vencer as serras, saber o que comer das frutas e legumes silvestres sem nenhuma certeza no sucesso de suas missões.

A história da origem do município de Araújos começa em 1750 com a chegada da família Araújo, a primeira a se instalar em terras que se tornou conhecida por Mata dos Araújos onde as terras férteis denunciadas por árvores de troncos retilíneos, de excelente qualidade para edificações, atraindo também outras famílias como as dos Lucas, Pereiras entre outras que se juntaram aos Araújos para construir uma capela e um cemitério consolidando o povoado da Mata dos Araújos.

Com o crescimento do povoado, em 1930 foi construída a igreja Matriz de São Sebastião, se tornando por consulta popular, o padroeiro do arraial que começava a sentir a chegada do progresso com a construção da estrada que ligaria Uberaba a Belo Horizonte.

Em 1938 o arraial da Mata dos Araújos se elevou a distrito do município de Bom Despacho com o nome de Araújos do qual se desmembrou em 1º de janeiro de 1953 para se elevar a categoria de município.

Hoje, outubro de 2024, o município de Araújos conta com uma população de aproximadamente 9.000 habitantes, com um domínio territorial de 245,617Km², em altitude de 850m, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Lambari que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Araújos são: Leandro Ferreira, Nova Serrana, Perdigão, Santo Antônio do Monte e Bom Despacho.

Na economia do município de Araújos se destaca a indústria têxtil e calçados, agropecuária e prestação de serviços.

A cidade de Araújos se mantem com as características de cidades do interior mineiro com ruas amplas, trânsito tranquilo e um povo muito simpático e acolhedor.

Eu tive a oportunidade de sentar por algum tempo em um dos bancos da Praça da Matriz para conversar com alunos de escolas, moradores, comerciantes e percebi em todos eles o orgulho que sentem por sua cidade e claro, aproveitei para fazer em pensamentos algumas comparações desta bela e tranquila cidade com os grandes centros urbanos onde a violência, o trânsito infernal, o custo de vida, o tempo perdido em lotações e metrôs lotados e desconfortáveis, esbarrando a todo momento em pessoas que não se conhecem, não se cumprimentam e consequentemente não se respeitam.

Concluir que não existem mais motivos para migração de jovens de cidades pequenas para as grandes, em busca de suas realizações, amorosas e financeiras pode ser leviano, por ser uma decisão de cunho muito pontual e pessoal, mas uma cidade com recursos que tem Araújos, energia elétrica de qualidade, água encanada de qualidade, rede de esgoto, praças, clubes, bares e restaurantes para todo gosto e ainda, acesso por internet a todas as modalidades de ensino e produtos, me permito afirmar, que eu não sairia jamais deste paraíso.

É claro que todas as pequenas cidades podem sofrer com administração pública de má qualidade, mas esta é uma das melhores virtudes de cidades menores, onde seu povo unido pode exigir os rumos que pretendem dar ao futuro de seu município.

Parabenizo o povo da sede e das localidades rurais do município de Araújos por tudo que vi, ouvi, vivi e não poderia deixar de recomendar as festas populares, exposições, feiras, eventos culturais e manifestações religiosas com shows, barraquinhas de artesanatos e comidas típicas da região, para você vir se divertir, morar ou investir em Araújos