Sabará, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Sabará, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Sabará, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O município de Sabará pertence a região Metropolitana de Belo Horizonte, está a 53 km da capital e o acesso a cidade é feito pela rodovia BR 381 (anel rodoviário de Belo Horizonte) ou pela BR 262 (Caeté).
Sabará foi o primeiro povoado colonial de Minas e sua origem, no final do século XVII, se deu quando Fernão Dias Paes Leme nomeou o sertanista capitão Matias Cardoso de Albuquerque, líder da expedição que abriria as picadas e criaria locais seguros com roças e água para receber a comitiva de Fernão Dias Paes e Borba Gato.
No trajeto muitos arraiais foram criados por mineradores, até que chegaram ao Rio das Velhas na barra do rio Sabará.
O lugar era ideal com muita água, terras férteis para as roças e o rio poderia ser atravessado a pé para as equipes que iriam continuar a exploração dos sertões.
A chegada de Fernão Dias Paes Lemes se deu em 1674 para iniciar o processo de organização urbana dos núcleos mineradores.
A região era conhecida como Sabarabuçu, uma lenda que contava de uma serra composta de prata e pedras preciosas.
O arraial da Barra do Sabará se transformou em centro comercial e estratégico ligado pela Estrada Real e em 1711 foi elevado a Vila Real de Nossa da Conceição do Sabará, para três anos depois se tornar sede da extensa Comarca do Rio das Velhas acolhendo a Casa de Fundição, para onde deveria ser levado toda a produção de ouro extraído na região.
A comarca da Vila do Sabará, além das atividades mineradoras que desempenhava também fiscalizava e julgava as atividades na região que foi uma das que mais encaminhou ouro para a Coroa Portuguesa.
Em 6 de junho de 1838 a Vila de Sabará foi elevada a categoria de cidade com o nome reduzido para Sabará.
Hoje, fevereiro de 2024, o município de Sabará conta com uma população se aproximando de 140.000 habitantes, com um domínio territorial de 302,453 Km², em altitude de 705m e é banhado pelo rio das Velhas e seus afluentes que pertencem a Bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Sabará são: Taquaraçu de Minas, Caeté, Raposos, Nova Lima, Belo Horizonte e Santa Luzia.
A economia de Sabará é bem diversificada com expressiva participação da mineração, agropecuária, indústria, comércio, prestação de serviços e turismo.
Sabará é uma cidade referência da cozinha mineira, terra da jabuticaba e do Ora-Pro-Nobis (planta rústica cultivada como hortaliça).
Sabará tem o segundo teatro mais antigo do Brasil, em seus casarões pode-se identificar as três fases do Barroco, possui a única casa de Intendência e Fundição ainda de pé no Brasil, chafarizes do Kaquende e do Rosário, muitas igrejas, Museu do Ouro e a Casa de Ópera formam um conjunto de argumentos para serem visitados em sua próxima visita.
A cidade organiza anualmente dois festivais gastronômicos, da Jabuticaba e do Ora-Pro-Nobis, já tradicionais que atraem um grande público para a cidade.
O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.
Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para que os nossos espectadores, se motivem a visitar a sua cidade.