Ritápolis, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Ritápolis, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Ritápolis no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
O acesso a cidade de Ritápolis é feito pela BR 265 passando por São João Del Rei com mais 25 Km pela BR 494 até o centro da cidade que fica a 205 Km da Capital Belo Horizonte.
A história dos municípios brasileiros, em particular os de Minas Gerais, mesmo sendo recente, com menos de 300 anos do início da colonização, as histórias são muitas, mas os registros são mínimos. Isto se deve a incapacidade da Coroa portuguesa no controle das invasões que ocorreram na época, em uma extensão de terras, até por eles desconhecida.
Muitos registros são encontrados em igrejas que eram as primeiras edificações de um povoado, exigidos para ser reconhecido como tal, onde nascimentos e mortes começaram a ser registrados.
Os problemas eram muitos para um reino já ameaçado de invasão por Napoleão, precisando controlar as invasões do imenso litoral do Brasil por franceses, holandeses e britânicos, enfrentar o descontentamento das regiões produtoras de ouro pela cobrança do “Quinto” e resolver os conflitos internos de interesses políticos, sociais e religiosos, não teria como ser diferente.
Na decadência da produção aurífera, para minimizar os conflitos, criados pelo ócio de muitas famílias e seus incontáveis escravos, foi necessário distribuir sesmarias, abrindo novas oportunidades com a agropecuária, que em seguida perderia seus escravos (mão de obra), com o final do escravagismo.
Por sorte, o povoado do Rio Abaixo que nasceu na margem esquerda do rio das Mortes no início do século XVIII, tinha uma capela dedicada a São Sebastião em terras da Fazenda do Rio Abaixo caracterizada pela Casa Grande, Senzala e a capela, como outras fazendas na região.
Em uma dessas capelas consta o registro de batismo de Domingos da Silva Xavier, irmão mais velho de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier que nasceu em 1746 na fazenda do Pombal, hoje Ritápolis.
Com achegada de novas famílias para formar fazendas o povoado foi crescendo atraindo famílias de colonos que se instalavam para trabalhar nas fazendas ou montar comércio.
O povoado de São Sebastião do Rio Abaixo já teve outros nomes como Santa Rita do Rio Abaixo e Ibitutinga, mas em 1963 emancipou-se de São João Del Rei para se elevar a município de Ritápolis.
Hoje, Junho de 2024, o município de Ritápolis conta com uma população se aproximando de 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 404,805 Km², em altitude de 1.029m e é banhado por córregos afluentes do rio das Mortes que pertencem a Bacia do Rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de Ritápolis são: Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, São João Del Rei, Conceição da Barra de Minas e São Tiago.
A base da economia do município de Ritápolis é a agropecuária e prestação de serviços.
O comércio, ensino médio, superior e a saúde, quando necessário, tem o apoio de São João Del Rei que fica a 25 Km de distância.
O turismo em Ritápolis tem atrativos como a Fazenda do Pombal, Cachoeira do Jaburu, Cachoeira do Penedo, Santuário de Santa Rita de Cassia, Igreja São Pedro e São Paulo, Igreja do Rosário e Morro do Cruzeiro.
A agenda de eventos se distribui durante o ano entre festas populares, exposições, comemorações religiosas com shows, barraquinhas de artesanato e comidas típicas que reforçam os motivos para você passear, morar ou investir em Ritápolis.