Inhapim, MG
História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Inhapim, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Inhapim localiza-se no Vale do Rio Doce, está à 280 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte e neste vídeo apresentamos um resumo da história, referências geográficas e suas peculiaridades.
Inhapim é uma palavra indígena que dá nome a uma espécie de pássaro de cor negra com detalhes em amarelo na plumagem das asas e se caracteriza por cantar em bandos no amanhecer do dia.
A cidade com o mesmo nome conta em sua história que a partir de 1811 a região era rota para Degredo de Cuité e em 1865 na barra do Ribeirão Santo Antônio com o rio Caratinga, Francisco Silva, Joaquim José da Silva Pereira, José Francisco Furtado Torres e Teobaldo José de Melo se instalaram por reconhecer as terras férteis com potencial para o plantio de café.
Em 1880 o povoado começou a se formar para dois anos depois os moradores dar nome ao povoado de São Sebastião de Inhapim e em 1890 foi elevado a distrito de Caratinga.
Em 17 de dezembro de 1938 se emancipou.
Hoje, agosto de 2023, com um domínio territorial de 858,024 Km2, com altitude de 498m em bioma de Mata Atlântica, Inhapim tem uma população que se aproxima de 25.000 habitantes somados a sede e em seus distritos de Bom Jesus do Rio Preto, Itajutiba, Jerusalém, Macadame, Novo Horizonte de Inhapim, Santo Antônio do Alegre, São Tomé de Minas, Tabajara, Córrego Januário, São José do Peixe de Inhapim e São José do Taquaril.
O município é banhado pelo rio Caratinga e Córrego São Silvestre que pertencem a bacia do rio Doce.
Os municípios confrontantes são: Tarumirim, Alvarenga, Pocrane, Ipanema, Imbé de Minas, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Caratinga, Iapu, São João do Oriente e Dom Cavati.
A economia de Inhapim tem a agropecuária como seu pilar de sustentação favorecido por uma área muito grande onde os recursos hídricos, a variação do clima e altitudes permitem uma diversificação de atividades na produção de carnes, grãos, hortaliças, frutas e legumes e a cidade ainda é intitulada como Capital do Inhame.
No turismo os recursos naturais dos rios, cachoeiras e montanhas são muito visitados por naturalistas, trilheiros e praticantes de esportes radicais.
Se você é da região e quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.