Acaiaca, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Acaiaca, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Acaiaca na região da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.
O acesso a cidade de Acaiaca é feito pela rodovia BR 262 entre as cidades de Mariana e Ponte Nova e fica a 156 Km da Capital Belo Horizonte.
A origem do município de Acaiaca se deu a partir da chegada das bandeiras paulistas que descobriram as grandes jazidas de ouro em Mariana e Ouro Preto, no final do século XVII, atraindo muitos aventureiros que se espalharam por toda a região em busca de riquezas.
Os povos originários que habitavam a região eram chamados por Botocudos que foram expulsos da região ou escravizados para trabalharem nas lavras.
O trânsito de comitivas e transportes da produção pela Estrada Real, criada para ligar a região com o Rio de Janeiro deu origem a muitos povoados em seu traçado onde foram criados pontos de apoio para o transporte da produção e comitivas que por ela transitavam.
Em 1713, o povoado de Acaiaca começou a se formar como ponto de apoio na Estrada Real e se desenvolveu com a produção de produtos agrícolas se tornando um importante centro comercial para descanso e abastecimento de tropas e viajantes, onde foi construída a igreja de Nossa Senhora da Conceição em 1839.
O nome do povoado que deu origem ao município de Acaiaca foram muitos como: Ribeirão Abaixo, Barra do Carmo e Ubá de Furquim sob jurisdição da cidade de Mariana.
O povoado se elevou a distrito de Ubá em 1844 para em 1874 se elevar a categoria de freguesia com o nome de São Gonçalo de Ubá.
Em 1923 seu nome é alterado definitivamente para Acaiaca.
A grafia do nome de Acaiaca, palíndromo (que pode ser lido de trás para frente), é de origem tupi “Acaiacá” que significa “Cedro Brasileiro”.
A estação ferroviária de Acaiaca, da Estrada de Ferro Central do Brasil, foi inaugurada em 1926, no ramal de Ponte Nova para substituir a estação de Ubá que não chegou a ser inaugurada. A desativação da estação ocorreu no final dos anos 90 que por falta de fiscalização foi necessário a retirada dos trilhos para evitar furtos.
Em 30 de dezembro de 1962 desmembrou-se de Ponte Nova se elevando a município de Acaiaca.
Hoje, junho de 2024, o município de Acaiaca conta com uma população se aproximando de 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 101,886 Km², em altitude de 481m e é banhado pelo rio do Carmo que pertence a bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Acaiaca são: Barra Longa, Ponte Nova, Guaraciaba, Diogo de Vasconcelos e Mariana.
Na base da economia de Acaiaca predomina a pecuária de leite com pastagens ocupando praticamente toda a zona rural, mas a prestação de serviços também colabora significativamente na receita do município.
O município de Acaiaca é cercado por montanhas e áreas verdes deslumbrantes para quem gosta de fazer trilhas e admirar a natureza.
A cidade ostenta o título de princesinha da Zona da Mata como uma das mais belas e limpa da região.
Nos clubes de futebol da cidade se revelaram craques como Geovanni e Wendel que além de fazerem história em grandes clubes nacionais e internacionais contribuíram com a sua arte na a seleção brasileira.
As festas populares, exposições, cavalgadas e comemorações religiosas também são bons motivos para você passear, morar e investir em Acaiaca.




