São Gonçalo do Rio Abaixo - MG

90 Km de Belo Horizonte

São Gonçalo do Rio Abaixo - MG

A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, se localiza a 90 Km de distância da capital Belo Horizonte, na região leste de Minas Gerais e neste vídeo apresentamos um resumo de sua história, população, estradas, mapa ilustrativo, referencias geográficas, hídricas, culturais e econômicas.

O povoado que se transformou em arraial do Rio Abaixo, na década de 1.720, começou pela frustração na procura de ouro na região, fato comprovado por muitas obras com características do trabalho de escravo, mas as terras férteis para a produção agrícola atraíram famílias de várias regiões do Brasil e imigrantes portugueses que tiveram muita influência na formação do arraial elevando como padroeiro São Gonçalo do Amarante, santo de origem portuguesa.

 O município de São Gonçalo do Rio Abaixo foi desmembrado de Santa Bárbara e emancipado em 30 de dezembro de 1962, com um domínio territorial de 363,8 Km2, com altitude na parte urbana de 627m e sua população em junho de 2.023 se aproxima de 11.000 habitantes.

A cidade é banhada pelo rio Santa Bárbara que pertence a bacia do Rio Doce e tem como confrontantes os municípios de João Monlevade, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Itabira.

O Padre João José Marques Guimarães é homenageado pela cidade com uma estátua de 20m de altura por assumir a paróquia de São Gonçalo onde ordenou por cinquenta anos cativando a população com seu jeito simples, mas enérgico. Depois de sua morte em 23 de março de 1.984, se conta pela cidade que na sepultura começou a minar água e os fiéis acreditavam ter poderes curativos.

A economia da cidade se apoia na prestação de serviços, agropecuária, comércio e pequenas indústrias.

As comemorações religiosas e festas populares são frequentes e atraem muitos visitantes para a cidade. O ponto turístico mais visitado é Usina Hidrelétrica e Estação Ambiental de Peti, que teve o início de sua construção em 1942.

Com certeza a cidade tem muito mais para ser mostrado e por isso convido você que é da região, a completar nos comentários, as informações que o nosso visitante poderia ser motivado a visitá-la. Fale do seu restaurante, pousada, comércio ou prestação de serviços assim como as belezas naturais, festas e eventos que estão por acontecer.