Resende Costa, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Resende Costa, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Resende Costa no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.

O acesso a cidade de Resende Costa é feito pela rodovia Gabriel Passos (MGC 383) com mais 14 Km até o centro da cidade que fica a 185 Km da Capital Belo Horizonte.

As primeiras famílias a se instalar no povoado que se formou com o nome de Arraial da Lage foram as de Resende Costa, Alves Preto, Pedrosa de Morais e Pinto. Destas famílias se destacou José de Resende Costa Filho ativista da causa na Conjuração Mineira pela liberação de nossa pátria, punido com degredo para a África.

Mesmo não tendo sido descoberta jazidas para a exploração do ouro no povoado da Lage ele se desenvolveu como ponto de apoio aos viajantes que utilizavam as estradas que ligava Goiás ao Rio de Janeiro e outra que cruzava de norte a sul da Província de Minas, onde foi construída em 1.749, a primeira capela do povoado da Lage, dedicada a Nossa Senhora da Penha, atraindo famílias para celebrações e festas religiosas e se fixaram para prestar serviços nas fazendas da região ou se estabelecer em atividades comerciais.

As terras férteis, com um clima muito agradável pela altitude, favoreceram aos produtores rurais com lavouras produtivas e criações saudáveis contribuindo significativamente para o desenvolvimento do Arraial da Lage.

Outra atividade iniciada com o arraial, provavelmente ligada aos escravos, eram os teares que produziam tecidos artesanais e a cidade de Resende Costa mantem a tradição.

Em 2 de Junho de 1912, o distrito de Capela da Lage se desmembra de Tiradentes e se eleva a município com o nome de Resende Costa.

Hoje, junho de 2024, o município de Resende Costa conta com uma população se aproximando de 12.000 habitantes, com um domínio territorial de 631,561 Km², em altitude de 1.140m e é banhado por rios e córregos que pertencem a bacia do rio Grande e São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Resende Costa são:  Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis, São Tiago, Oliveira, Passa Tempo e Desterro de Entre Rios.

A base da economia do município de Resende Costa é a agropecuária e prestação de serviços.

No turismo em Resende Costa a natureza esnoba em beleza, clima e altitude dividindo duas das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil, a do Rio São Francisco e do Rio Grande, com cachoeiras, corredeiras rios e mirantes como o das Lages para contempladores.

A cidade nos leva ao passado pela paz e suas edificações muito bem conservadas a partir de sua origem. Andar pelas ruas ou sentar em um dos bancos da praça pode-se identificar muitas espécies de pássaros voando em bandos ou em galhos das árvores de toda espécie.

Nas festas populares, feiras e comemorações religiosas as barraquinhas de comidas regionais e artesanatos variados produzidos em teares fecham os motivos para você passear, morar ou investir em Resende Costa.